A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) lançou o programa Todos por Elas, nesta quarta-feira (7). O projeto disponibiliza uma plataforma educativa com vídeos e conteúdos interativos para conscientização da importância do combate à violência de gênero.

Participaram do evento de lançamento o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. A ministra classificou a ideia como uma excelente iniciativa e disse que o tema feminicídio envergonha o Brasil no exterior. “Nós temos a 3ª melhor lei do mundo de proteção da mulher, mas somos o 5º que mais mata mulheres […] Essa equação não fecha, senhores, tem alguma coisa errada”.

Damares ainda falou que está nas mãos dela a mudança deste cenário, mas que, às vezes, sente que tem falhado. Ela sugeriu que com a parceria pública-privada, é possível aumentar a orientação para essas mulheres. “Em briga de marido e mulher, todo mundo mete a colher”.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, ressaltou que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada é a chave para que o Estado possa avançar. “Tenho certeza que esse trabalho vem somar ao trabalho que estamos fazendo desde 2019, por meio do Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

Gracinha comentou que o combate não pode parar, pois apesar dos esforços, a violência tem continuado. “Precisamos mudar essa cultura de violência contra mulher e só conseguiremos isso com conscientização, com engajamento social”.

O governador Ronaldo Caiado afirmou que é inadmissível os crimes de violência contra a mulher, mas declarou que antes existia um “silêncio conivente”, que agora não há, o que ajuda nesse combate. Com discurso alinhado, também exaltou a parceria entre o público e o privado. “O Estado pode muito, mas o Estado não pode tudo”.