Alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual poderão participar de um projeto que visa a preparação para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Intitulado de “Redação Nota Mil”, o programa tem o objetivo de trabalhar o desenvolvimento da escrita efetiva com os estudantes, dentro dos critérios exigidos pelo sistema avaliativo do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto, idealizado pelo Núcleo de Recursos Didáticos da pasta, enviará materiais elaborados aos professores da rede. Nesse sentido, os profissionais vão propor atividades de produção de textos, com orientações e sugestões trabalhadas em sala de aula.

Além disso, também contemplam análises de uma redação que recebeu nota mil, considerando as competências e habilidades do Enem. A Seduc ainda informou que os materiais começam a chegar nas unidades escolares neste mês de março. Os professores receberão mensalmente propostas de temas da atualidade, com base na estruturação das atividades que são funcionais e dialógicas.

Redação Nota Mil

Os materiais vão incrementar as aulas práticas de escrita e leitura, com a ideia de desenvolver textos dissertativos-argumentativos com propriedade e proficiência.

Mesmo voltado para os estudantes da 3ª série, o projeto Redação Nota Mil também poderá ser trabalhado com os alunos de todo o Ensino Médio. De acordo com a Seduc, a metodologia contribui no desenvolvimento das capacidades e conhecimentos do aluno.

(Alunos da rede estadual de ensino em Goiás terão projeto para se preparar para a redação do Enem | Foto: Seduc)

*Esse conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 04 – Educação de Qualidade

*Com informações da Seduc

Leia mais: