Que tal trocar resíduos recicláveis, roupas ou acessórios usados por alimentos? Essa é a proposta do projeto “Sacolão Sustentável”, realizado pela Associação Ambiental Pela Vida e Sustentabilidade Social (AAMVISS), com apoio da empresa Cargill. A próxima edição será realizada em uma escola, com data e local a serem definidos.

A organização não governamental (ONG), fundada há quatro anos, realiza o trabalho há pelo menos 25, como explica a presidente da AAMVISS, a professora Nilva Ferreira Ribeiro, em entrevista no programa Cidadania em Destaque, da 730, desta terça-feira (16).

O projeto tem o objetivo de atender a população e incentivar a educação ambiental e o apoio à coleta seletiva na cidade, com a distribuição de sacos de papel, onde os alunos irão, junto com amigos e familiares, depositar os materiais recicláveis para troca por frutas e verduras no dia da ação sócioambiental.  

A presidente da associação, professora Nilva Ferreira Ribeiro, concedeu entrevista no programa Cidadania em Destaque da 730 nesta terça-feira (16), no quadro Meio Ambiente. Ela explica que outras ações realizadas pela ONG estão ligadas diretamente ao Sacolão Sustentável.

“Temos a oficina com recicláveis, o bazar fraterno, a doação de mudas, e tudo isso faz parte da questão da coleta seletiva. É a questão da inclusão social, da sustentabilidade, do empreendedorismo, da educação ambiental e, sobretudo, da qualidade de vida na nossa cidade, nas casas, do meio ambiente e do planeta”, reitera.

Ainda de acordo com a presidente, a AAMVISS busca inclusão social, a sustentabilidade e o empreendedorismo, além da questão da preocupação com a saúde pública. Com a remoção dos materiais das ruas para reciclagem, diminui a quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Zika, Chikungunya e dengue.

Nilva Ferreira Ribeiro explica que todo os recicláveis recolhidos são direcionados para doação a cooperativas de catadores. “Todo material que a gente faz coleta vai como doação para as cooperativas de catadores. Então também é emprego e renda. Estamos alinhando essa questão da coleta seletiva e educação ambiental, mas com ganhos para toda sociedade e também para aqueles que lutam para que esse meio ambiente seja de qualidade”, pondera.

A presidente destaca ainda que, mais importante que a troca, é a coleta, a retirada dos materiais do meio ambiente para um direcionamento adequado. Mais informações pelo telefone  (62) 99161782, ou pelo e-mail [email protected].

Conheça mais sobre a AAMVISS e sobre o projeto acompanhaando a entrevista na íntegra a seguir:

{mp3}Podcasts/2018/janeiro/16/tarde/nilvaferreira{/mp3}

sacolaoss

Atualizada em 17 de janeiro, às 19h25, para correção de informação sobre o local da próxima edição, a definir.