O Sagres em Tom Maior desta segunda-feira (25) conversou com a advogada e técnica em biblioteconomia Hivelyza Manzolli sobre o décimo projeto de maior impacto social entre os selecionados do programa Embaixadores da Cidadania. É o Prefeitura no Meu Bairro, que propõe, por meio do uso de bibliotecas, orientar a população sobre os serviços disponíveis no Portal 156.

“Existe um aplicativo da prefeitura que a população pode ter acesso a muitos serviços. Nem todo mundo conhece e muita gente procura a prefeitura pessoalmente, enfrenta filas e dificuldades. Então queria aproximar esses serviços. Utilizei como base a biblioteca porque ela está presente em todos os bairros e em todas as comunidades”, explicou Hivelyza.

O serviço Portal 156 está disponível para São Paulo, mas o projeto pode ser adaptado para outras cidades brasileiras. A técnica em biblioteconomia citou como exemplo problemas na infraestrutura

“Na minha cidade temos problemas de buracos e a gente tem uma dificuldade de ficar reclamando essas questões, porque tem que ir até a prefeitura. E por meio do app, você consegue tirar foto do buraco e enviar com o endereço. E pela plataforma é possível ver se a demanda foi atendida”, pontuou Hivelyza Manzolli.

Cada bairro tem um tipo de demanda e com a participação da população, a prefeitura consegue entender os problemas de cada região. Com isso, é possível concentrar ações assertivas. “Se a comunidade não tem voz para reclamar, aquelas necessidades ficam apagadas. Elas existem, mas não tem nenhuma providência”, complementou.

A técnica em biblioteconomia reforçou a importância das bibliotecas na execução desse projeto. “As bibliotecas são centros de informação. O cidadão deve procurar as bibliotecas, tanto as públicas quanto as comunitárias, para qualquer tipo de informação. Esses locais estão bem preparados com ferramentas da internet e tecnologia para atender essas pessoas. Os profissionais engajados e essa estrutura podem impulsionar a população a conhecer seus direitos”, ressaltou.

A ideia do projeto é estimular a população a buscar os serviços da prefeitura por meio de cursos e acompanhar o percurso da demanda. “Queremos que os moradores repliquem esse conhecimento para outras pessoas da comunidade”, finalizou.