Sagres em OFF
Rubens Salomão

Projeto que inclui nome de Iris Rezende Machado ao Palácio das Esmeraldas avança na Alego

Ouça “#367: Projeto que inclui nome de Iris Rezende Machado ao Palácio das Esmeraldas avança na Alego” no Spreaker.

O líder do governo de Ronaldo Caiado (União Brasil) na Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (MDB), pretende homenagear o ex-governador Iris Rezende com a propositura de dois projetos. As matérias tramitam na Casa e incluem o nome de íris ao Palácio das Esmeraldas e no trecho da GO-020 entre a cidade de Goiânia e a cidade de Cristinópolis, cidade onde o ex-prefeito de Goiânia nasceu. AS duas propostas contam também com a assinatura do presidente da Alego, Lissauer Vieira (sem partido).

A tramitação efetiva se dará na próxima semana, depois da primeira sessão ordinária na última quinta-feira (03), mas os dois textos foram protocolados logo uma semana depois da morte do emedebista, no dia 9 de novembro, em função de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A inclusão da homenagem a Iris no Palácio das Esmeraldas, no entanto, está mais avançada. O texto recebeu parecer da Comissão de Constituição e Justiça e já foi encaminhado para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

“O projeto já tem um parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O que queremos é inserirmos à exemplo de outros palácios. Estamos inserindo Palácio das Esmeraldas Iris Rezende Machado, sem prejuízo a nenhum outro nome em memória”, afirma Bruno Peixoto. A alteração do nome da GO-020 segue em tramitação na Casa e conta com uma emenda do deputado Wilde Cambão (PROS). A tendência também é de aprovação. 

Indicação

O projeto que indica o deputado Humberto Aidar (MDB) ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi lido em plenário na abertura da primeira sessão da Assembleia Legislativa de Goiás do ano, realizada na tarde de quinta-feira (3). A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será relatada pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania).

Avanço

A previsão é que já na próxima semana, o projeto seja apreciado pela CCJ e, caso aprovado, já dê entrada para votação dos deputados no plenário. A indicação tem que ser aprovada em votação única e depois referendada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O clima interno da casa legislativa é que o nome de Humberto Aidar seja aprovado sem maiores percalços.

Processo

Em junho do ano passado, o deputado Lucas Calil (PSD) apresentou requerimento na casa para indicação de Humberto Aidar ao TCM. A vaga foi aberta após aposentadoria do conselheiro Nilo Resende também no ano passado. Na ocasião, houve pressão para que ele aposentasse, com tramitação de projeto que extinguia o TCM, mas que acabou arquivado após ter protocolado aposentadoria no dia 12 de maio.

Educação

A prefeitura de Caldas Novas irá pagar o piso nacional dos professores de R$ 3.845,26. A informação foi confirmada pelo prefeito Kleber Marra (Republicanos). O reajuste do magistério equivale a 18,26%. “Trata-se do maior aumento real da história, desde a criação do piso do Magistério no município. Nenhum professor aqui vai receber menos do que o piso nacional”, anunciou o gestor.

Valores

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais. De acordo com a Lei 11.738 de 2008, os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

Negativo!

Os professores da rede municipal de ensino de Goiânia aprovaram nesta sexta-feira (4) um indicativo de greve. Eles rejeitaram, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a proposta de reajuste de 7,5% feita pela prefeitura.

Nova data

Uma nova assembleia ficou marcada para a próxima quinta-feira (10). Caso o Paço e o Sintego não cheguem a um acordo, a categoria pode deflagrar um movimento paredista.

Mais lidas:

Leia também: