Discutir o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos à cidadania por meio de competências leitoras e escritoras, ou seja, a alfabetização. A “Alfabetização e Democracia: Direto à Leitura e à Escrita” foram tema do VI Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf), em Belém, Pará. Realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento reuniu mais de 1.500 professores alfabetizadores de todas as regiões do Brasil, além de pesquisadores e gestores educacionais.  

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Ao todo, contudo, foram apresentados 370 trabalhos durante o encontro. Nesse sentido, o intuito foi promover a reflexão e divulgação de práticas relativas à alfabetização, abordando o papel das políticas públicas no campo. As desigualdades regionais e o papel da educação na inclusão e na garantia dos direitos humanos foram tópicos evidenciados no encontro, que aconteceu pela primeira vez, porém, na região Norte.   

A coordenadora-geral de Alfabetização, Maria do Socorro Alencar Nunes, representou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). Para ela, a política de alfabetização foi bem aceita e aplaudida pelos participantes do congresso. Segundo ela, os integrantes externaram aguardar, há muito tempo, por uma política nacional de educação de jovens e adultos (EJA), assim como de alfabetização. 

Foto: MEC

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“Os participantes consideraram que, da forma como está sendo apresentada, a proposta vem a atender anseios da educação de jovens e adultos, especialmente após uma interrupção da oferta da EJA”, argumentou Maria do Socorro.

Diálogo

Ademais, a presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), Adelma Mendes disse ser fundamental o diálogo que o MEC estabelece com pesquisadores e professores do campo da alfabetização por meio do congresso e de outras ações em andamento.

Selma Pena, coordenadora-geral do CONBalf e professora da UFPA, celebrou igualmente a retomada das conversas. “É uma reafirmação do sentimento nacional de reconstrução do Brasil, que passa pela parceria de todos os atores públicos em prol da alfabetização nacional”, defendeu Pena.

Com informações do MEC

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 4 – Educação de Qualidade

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