O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) apresentou à Reitoria composta pelos dirigentes da instituição a proposta que influencia as diretrizes gerais para ensino na universidade.

Nesse sentido, o CONSUNI propõe uma atualização do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG), que determina diretrizes relacionadas às atividades acadêmicas; métodos de avaliação; estrutura curricular; atribuições do estágio obrigatório, entre outros.

Apresentação

Segundo a universidade, a intenção é que haja a apresentação de dois documentos, posteriormente avaliados pelo Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura. Os coordenadores do curso também deverão ter participação no processo.

“Primeiro, a elaboração das diretrizes gerais de ensino na UFG por meio de uma resolução; e segundo, a atualização do RGCG, conferindo a ele o seu caráter normativo/administrativo, mas retirando os excessos que de alguma maneira podem travar o andamento dos PPCs”, explicou a atual reitora da UFG, Angelita Pereira Lima.

Confira o último Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) da UFG:

Procedimento

Nesse sentido, será criada uma comissão para dar procedimento à criação do documento. “Hoje nós temos uma Universidade muito mais complexa, muito maior e também mais amadurecida. Esse documento dirá à sociedade o que a universidade tem no horizonte da graduação”, ressaltou o vice-reitor Jesiel Carvalho.

Além disso, para aprofundamento das discussões, haverá formação de nova comissão com outros representantes da instituição. A previsão é que a apresentação aconteça entre os meses de outubro e novembro.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade 

Leia mais: