Recuperar-se do Sars-Cov-2 quer dizer estar 100% livre do vírus? A reposta é: nem sempre. Quem desenvolveu a forma mais grave da Covid-19 pode estar suscetível a apresentar sequelas da doença.

Uma pesquisa do Instituto do Sono aponta que pacientes que tiveram internados por conta da Covid-19 podem apresentar alguns distúrbios do sono. Nesta terça-feira (04), a série Rastros da Covid entrevista o médico psiquiatra e especialista em sono, Fábio Aurélio Costa Leite, que explica como a Covid-19 pode deixar causar distúrbios do sono. Assista a seguir

“Primeiro existem vários estudos mostrando que o simples fato de ser internado no hospital já é suficiente para desorganizar o sono do paciente. Existem vários fatores no ambiente hospitalar que são responsáveis pela desestrutura do sono. Alguns medicamentos que são prescritos eles podem causar insônia, os horários em que eles são administrados, alguns procedimentos também, invadem a noite. Então, o paciente que está dormindo acaba tendo que ser acordado”, explicou.

Sobre a relação da própria Covid-19 com o sono, o médico destacou que as pessoas que passam pela UTI podem apresentar a chamada síndrome pós UTI. “Os pacientes que vão para a UTI ficam muito assustados, porque veem alguns pacientes sendo intubados, alguns indo a óbito, ficam com muito medo de morrer ou dar uma alteração mais grave. Quando saem daquele ambiente de UTI e vão para apartamento, para casa, eles têm pesadelos, muita dificuldade para relaxar durante o sono”, relacionou.

Leia mais: