Nova reunião das equipes de transição do prefeito Iris Rezende e do prefeito eleito, Maguito Vilela ocorreu nesta segunda-feira (14), no Paço Municipal. A intenção neste segundo encontro foi de aprofundar dados sobre a situação financeira da Prefeitura de Goiânia e as medidas a serem tomadas para dar continuidade aos trabalhos, sem diminuir o ritmo ou ainda ter uma descontinuidade nas ações. Documentos foram entregues, por exemplo, vários cadernos com informações da atual gestão. Além disso uma atenção especial será quanto a um ajuste administrativo, a partir de uma reorganização de secretarias.

Foi iniciada discussão para uma minirreforma administrativa, em que está prevista a criação de ao menos três secretarias. Duas delas foram promessa de campanha do prefeito eleito Maguito Vilela (MDB): de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, e de Esportes. Ainda não há informações sobre proposta de extinção ou fusão de alguma pasta. Goiânia tem atualmente 14 secretarias e outras 10 órgãos com titulares considerados de primeiro escalão.

“É uma discussão que já está acontecendo, e o nosso interesse e a concordância do prefeito Iris para encaminhar uma possível alteração dentro do organograma da prefeitura o mais breve possível para que a Câmara possa aprovar e inicie em janeiro já com essa nova estrutura”, afirmou o presidente estadual do MDB, filho de Maguito Vilela e coordenador da equipe de transição, Daniel Vilela.

Ele ainda ponderou que a equipe vai procurar conversar com os vereadores e com o presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota) para que o projeto seja aprovado ainda na atual legislatura.

“Vamos conversar com os vereadores, com o presidente da Câmara, Romário para que seja possível a aprovação”, destacou. A Reforma Administrativa já teria a aceitação do prefeito Iris Rezende.

O presidente estadual do MDB afirmou que a intenção é de analisar a partir de agora com mais detalhes as situações de cada uma das secretarias da Prefeitura de Goiânia.

“Agora são os números, vamos detalhar por secretarias, projetos que merecem atenção de curto prazo, para que não sofram uma descontinuidade na Saúde, na Educação, temas que são emergenciais”, reforçou.

Em primeiro encontro na semana passada foi acertado a prorrogação do estado de calamidade em saúde pública, devido à pandemia do novo coronavírus por um período de mais 180 dias.

Transporte Coletivo

Uma preocupação citada por Daniel Vilela é quanto uma paralisação dos serviços de transporte por parte das empresas de ônibus em Goiânia. Ele relatou que é um assunto que precisa ser aprofundado nas próximas reuniões.

Secretariado

Sobre secretariado ainda não há um avanço quanto aos nomes da futura equipe da administração municipal. A Sagres antecipou informação na semana passada que nomes da gestão de Iris Rezende continuarão em secretarias na administração de Maguito Vilela.

“Não avançou. Nós temos até o dia 31 de dezembro para fazer o anúncio. Nós estamos aguardando para consolidar tudo o que foi possível pelo prefeito eleito e com muito otimismos que ele terá condições de validar, de legitimar, de fazer as colocações que entender serem adequadas”, destacou Daniel Vilela.

Mesa Diretora

Sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia, Daniel Vilela, não destacou de forma detalhada o assunto. No entanto, reconheceu a importância de espações estratégicos na Casa, por exemplo, as comissões de Constituição e Justiça, Mista e a própria presidência da Câmara. Daniel disse que o importante é construir uma base sólida.