Restaurante Popular: no gosto dos goianos há quase 50 anos

Quando alguém de fora chega aqui em Goiânia, vai ficar por alguns dias e quer comer a típica comida goiana, é quase certeza que a resposta será o Restaurante Popular. Situada na Rua 72, no Centro da capital, o local foi inaugurado em 1976 e representa memória afetiva do goianiense. 

É difícil chegar ao restaurante e não sair de lá com a barriga estufando! Lá você paga o valor de R$ 40,00 (ou R$ 50, aos fins de semana) e come de tudo um pouco. Disco de carne, frango, gueroba, milho, quiabo, paçoca de carne, pequi, feijoada, macarrão, feijão tropeiro, entre tantas outras coisas. Além da sobremesa, principalmente a famosa ambrosia. 

Tudo isso é organizado por Lourdes Salomão, a Dona Lourdes, e pela equipe dela. Lourdes era professora da rede estadual de ensino e, com salários em atraso, viu a oportunidade de complementar a renda fazendo marmitas.

(Foto: Rubens Salomão)

Origem

O sabor da comida dela ganhou fama e hoje é sinônimo de identidade na típica culinária goiana. O trabalho começou no início da década de 1970, após ter se casado e se mudado para Goiânia. A casa em frente à residência dos sogros foi alugada e, ali, surgiu o Restaurante Popular.

O imóvel, que pertencia a um antigo cliente, foi adquirido por Dona Lourdes somente em 2010, após muita negociação com os proprietários.

O local é frequentado por públicos de diferentes tipos, de anônimos a conhecidos. Políticos e pessoas influentes da sociedade se sentam ao lado de pessoas comuns. Tudo é unificado pelo sabor da cozinha da Dona Lourdes.

Popular 

O restaurante leva o nome Popular, em referência ao local em que está situado.  O Bairro Popular surgiu logo no início da cidade, funcionários públicos em cargos mais modestos moravam nesta região. Depois, o bairro foi absorvido pelo Setor Central.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

(Foto: Rubens Salomão)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.