O prédio da Chefatura de Polícia, construído em 1937, carrega história em cada parte. O local sediou diversos órgãos, como a primeira sede da Polícia Civil no Estado, a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, a Procuradoria-Geral de Goiás e a Secretaria Estadual de Cultura. Após 26 meses de um trabalho cuidadoso para manter a história do local, servirá como Centro de Inovação e Tecnologia de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado participou do evento de inauguração, que ocorreu nesta quarta-feira (16), e falou sobre a importância da revitalização da obra. “Esse prédio era ocupado muito mais por pessoas que faziam daqui um ambiente de drogas e criminalidade. Quando chegamos ao governo, um dos pontos que fizemos foi recuperar a Praça Cívica. Esse prédio tem uma importância histórica para nós”, afirmou.

Governador Ronaldo Caiado concedeu entrevista coletiva durante a inauguração do prédio. (Foto: Sagres TV)

Leia também: Governador solicita ao Iphan que Cavalhadas de Goiás se tornem Patrimônio Cultural do Brasil

Ronaldo Caiado destacou também os novos órgãos que funcionarão no local. “A parte térrea será ocupada por coworking, a parte de cima, no primeiro andar, teremos a Fapeg. Também teremos o Centro de Inteligência Artificial instalado, toda a nossa área de pesquisa, inovação e tecnologia”, informou.

A ideia é conectar a tradição clássica de uma das primeiras construções de Goiânia com o futuro tecnológico do Estado, um elo entre passado e futuro.

O evento contou ainda com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado, que ressaltou a quantidade de obras históricas em Goiânia. “Estamos aqui em um raio de menos de um quilômetro e temos vários prédios e equipamentos históricos, por exemplo, o relógio, o coreto, e agora a Chefatura de Polícia, que foi aqui que nasceu a cidade de Goiânia”, comentou Gilson Machado.

O prédio recebeu investimento de R$ 6,4 milhões. Tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural Brasileiro, agora totalmente restaurado, aguarda a visita da população.

Leia mais: