A prefeitura de Rio Verde decidiu não seguir o decreto estadual, publicado nesta terça-feira (13/4) e que estabelece o limite de seis horas de funcionamento das atividades comerciais de segunda a sexta-feira e fechamento do comércio não essencial aos finais de semana. O município vai continuar com as flexibilizações que estavam vigentes, inclusive com abertura no sábado e domingo.

Leia também: Decreto de Goiânia mantém horário de funcionamento do comércio e não segue recomendação do estado

Os comerciantes de cada segmento podem consultar os horários de funcionamento permitidos no site da prefeitura. A cidade tem hoje 21.317 casos confirmados e 467 mortes provocadas pela doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede estadual é de 92% e na rede municipal de 80%. A rede privada está com lotação máxima de UTIs de Covid.

De acordo com o coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) de Rio Verde, Wellington Carrijo, a decisão em manter a flexibilização do comércio é devido a diminuição de atendimentos hospitalares. “Tivemos um número de atendimento na última semana em queda, tanto na unidade de Pronto Atendimentos quanto nas Unidades Básicas de Saúde Nossa taxa de ocupação em enfermaria teve um decréscimo de 40%”, argumentou.

De qualquer forma, a curva epidemiológica será monitorada diariamente e caso ocorra aumento de casos, as medidas serão revistas.