Após mais de 200 dias desde a invasão da Rússia à Ucrânia e do consequente início da guerra entre as duas nações, a Rússia enfrenta o momento mais difícil no confronto. No Sagres Internacional desta quinta-feira (15), o professor Norberto Salomão explicou a ofensiva feita recentemente pela Ucrânia e detalhou quais os impactos desse avanço ucraniano para a Rússia.
Confira a análise completa:
“O presidente Vladimir Putin era visto como um vitorioso, muitos consideram como um novo ‘Czar’. A pretensão do Putin é estabelecer um protagonismo como foi o da União Soviética, não retomar a região, mas o protagonismo. Esse aspecto vitorioso fica sob questionamento agora e pode, se não enfraquecer, abalar e muito o Putin”, disse.
Nas últimas 24 horas o Exército ucraniano afirmou ter triplicado conquistas territoriais. Apesar de não ser possível confirmar essas informações com exatidão, as autoridades russas divulgaram que as tropas realizaram um recuo estratégico para “se recompor”. “Esse avanço ucraniano foi inesperado, surpreendente”.
Norberto contou que a governo russo esperava uma guerra rápida, com a tomada da capital ucraniana Kiev. Como isso não aconteceu, eles disseram que precisavam fazer um recuo estratégico. “A mesma desculpa que estão usando agora. Diziam que entrariam na 2ª etapa da guerra, que visava recuperar a região de Donbass”.
Diante do revés sofrido recentemente, o professor disse acreditar que a Rússia anunciará uma 3ª etapa. “Com dedicação à proteção da Crimeia e o Porto de Sebastopol. Mas, na verdade, estarão abrindo mão de uma área por não conseguirem tomá-la”.
Leia mais: