Na edição #187 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de história e geopolítica Norberto Salomão conversam a Assembleia geral da ONU, em que líderes mundiais reafirmaram apoio à Ucrânia.

Ouça o podcast em seu tocador preferido:

Ouça “Sagres Internacional #187: Assembleia geral da ONU – Líderes mundiais reafirmam apoio à Ucrânia” no Spreaker.

Abre aspas

Abre aspas para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que anunciou nesta semana uma mobilização militar parcial no país em virtude da guerra da Ucrânia. Em pronunciamento em rede nacional, o líder indicou que a medida envolve a movimentação de reservistas, e afirmou que a ação é “necessária”, sendo a “única opção” no momento. Ele ainda afirmou que não está blefando quando considera o uso de armas nucleares.

“Esses atos de terrorismo, inclusive o uso de armas do ocidente pela Ucrânia para atacar áreas da Rússia já estão em curso, em regiões de fronteira como Belgorod e Kursk. Até chantagem nuclear entrou em ação. Nós estamos falando não apenas da ameaça de destruir a usina nuclear de Zaporizhzhia, que é encorajada pelo ocidente, o que ameaça liberar uma catástrofe nuclear, mas também declarações de alguns altos representantes de países da OTAN sobre a possibilidade e admissibilidade do uso de armas de destruição em massa contra a Rússia: armas nucleares. Quero lembrar àqueles que se permitem esse tipo de declaração sobre a Rússia que nosso país também tem uma variedade de armar de destruição, em algumas áreas ainda mais modernas do que as armas dos países da OTAN. Nós vamos, sem dúvida, usar todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e seu povo. Isso não é um blefe. E aqueles que tentam nos chantagear com armas nucleares devem saber que os ventos dominantes também podem soprar em sua direção.”

Músicas

“Os dados mostram que as respostas às crises são mais efetivas quando mulheres tomam a liderança. Eu os encorajo a se esforçarem realmente com este problema. Tem a ver com equidade e igualdade, mas acima de tudo, dignidade humana. Excelências, em todos os problemas e todos os desafios, eu espero ansiosamente para trabalhar de perto com o secretário-geral, o conselho de segurança e outras instituições chave da ONU. Estou pronto para apoiar os estados membro para identificar soluções transformadoras, impactantes, sistêmicas e sustentáveis”, Csaba Kőrösi.

“Nosso mundo está em profundos problemas. As divisões estão crescendo e ficando cada vez mais profundas. As desigualdades, cada vez maiores. E os desafios estão se espalhando. Os princípios e ideias que a ONU representam estão sob ameaça. Nós temos a missão de agir, mas ainda assim estamos trancados em um desarranjo global colossal. A comunidade internacional não pronta e nem com a vontade de atacar os grandes e dramáticos desafios de nossa era. Essa crise ameaça o próprio future da humanidade e o destino do planeta. Excelências, o progresso nesses e em outros problemas é refém de tensões geopolíticas. Nosso mundo está em sofrimento e paralisado. As divisões geopolíticas estão minando o trabalho do conselho de segurança, minando a lei internacional, minando a confiança das pessoas nas instituições democráticas, minando todas as formas de cooperação internacional. Nós não podemos continuar assim”, Antonio Guterres.

“Mas nós não podemos desistir ao lidar com a crise que enfrentamos hoje. Ninguém está ameaçando a Rússia. Armas bárbaras estão sendo usadas para matar pessoas sem nome. Estupro está sendo usado como instrumento de guerra e famílias estão sendo separadas. E vemos Putin tentando justificar seu fracasso catastrófico. Ele está dobrando a aposta ao mandar ainda mais reservistas para um destino terrível. Ele está desesperadamente tentando tomar uma democracia com um regime que não tem direitos humanos ou liberdades. E eles está fazendo ainda mais ameaças. Isso não vai funcionar. Aliança internacional é forte e a Ucrânia é forte”, Un Liz Truss.

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Apoio: IGD (@institutogoianodedireito), Pós-Graduação 4.0 vai muito além do conteúdo.