Na edição #199 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de história e geopolítica Norberto Salomão conversam sobre o tricampeonato mundial conquistado pela Argentina, e a relação dos ídolos de cada título com a política.

Em 1978, Mário Kempes foi o grande personagem da primeira taça; em seguida, em 1986, Diego Armando Maradona liderou os argentinos no México para levar o bi; e agora, em 2022, no Catar, Lionel Messi foi o grande jogador ‘hermano’ no título.

Além disso, Rubens Salomão e Norberto Salomão debatem também sobre a aprovação do marco global pela COP 15, colocando o Brasil para presidir grupo dos países megadiversos para negociar biodiversidade na ONU; a recomendação para que Trump seja proibido de ocupar cargos públicos; a antecipação das eleições gerais no Peru para abril de 2024; e a proibição do Talibã no Afeganistão para mulheres nas universidades.

Abre aspas

Abre aspas para a conclusão da COP 15, a Conferência da Biodiversidade da ONU, realizada em Montreal, no Canadá, com a presidência da China. Foram quatro anos de difíceis negociações, dez dias e uma noite de uma maratona diplomática entre quase 200 nações.

“Às 3h30 da manhã, a exaustão deu lugar à eleição. Comemorações emergiram quando representantes finalmente chegaram a um acordo para proteger o planeta de desastres causados por mudanças climáticas.”

“Nós estamos finalmente forjando um pacto de paz com a natureza. O pacto inclui 23 objetivos. O principal é o chamado 30 por 30: conservar um terço da terra e da água até o fim da década 2030”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“Este momento representa uma vitória histórica. É uma vitória para a biodiversidade, para as pessoas e uma vitória para o clima. O Canadá sediou a conferência, que foi presidida pela China”, destacou Eddy Perez, da Rede de Ação Climática do Canadá.

COP 15

O Brasil foi eleito, na noite dessa segunda-feira (20), no final da COP15 da biodiversidade, presidente do grupo dos países megadiversos com posições afins na Convenção de Diversidade Biológica da ONU, que também acaba de aprovar o novo marco global da biodiversidade, estipulando que os países conservem 30% da biodiversidade global até 2030.

O bloco concentra entre 60% e 70% da biodiversidade global e é formado por 18 países em desenvolvimento: Bolívia, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, República Democrática do Congo (RDC), Equador, Índia, Indonésia, Quênia, Madagascar, Malásia, México, Peru, Filipinas, África do Sul, Etiópia e Venezuela.

Confira o tema do dia no áudio acima

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Apoio: IGD (@institutogoianodedireito), Pós-Graduação 4.0 vai muito além do conteúdo.

Confira edições anteriores: