Anualmente, representantes dos 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúnem para buscar soluções para os problemas globais através da Assembleia Geral. Realizada em Nova York, a reta final da 78ª sessão mobiliza chefes de Estado e delegados a fim de debater os desafios para cumprir a Agenda 2030.
Com o tema “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”, portanto, a assembleia chega na metade do caminho para a concretização dos ODS.
Nesse sentido, a edição desta semana do Sagres Internacional repercute as declarações dos líderes mundiais durante a 78ª sessão e também ausências significativas de alguns presidentes. O jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão discutem, sobretudo, a importância da reunião anual da ONU.
Demais destaques
No quadro “Abre aspas”, confira a repercussão da presença do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em Nova York. Pela primeira vez desde a Guerra na Ucrânia, Zelensky participou da Assembleia Geral da ONU, e acusou a Rússia de genocídio durante seu discurso. Além disso, disse que o governo russo faz chantagem com a Ucrânia.
Já no “Brasil Internacional”, a reunião em Nova York segue em destaque com a participação de Luiz Inácio Lula da Silva. Como é tradição, o presidente do Brasil foi responsável pela primeira fala entre os chefes de Estado e representantes. O petista, assim, fez o discurso de abertura pela oitava vez e teve encontros importantes com líderes mundiais.
Com uma agenda cheia, Lula também participou da reunião do G77, a maior organização intergovernamental de países do sul global. Em Havana, Cuba, a cúpula aconteceu antes da 78ª Assembleia Geral da ONU a fim de ajustar posições e demandas do grupo, com o tema “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Confira a edição 236 do Sagres Internacional
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Podcast
Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.