50 anos atrás, o Chile viveu um dos eventos mais traumáticos de sua história no Golpe de 11 de Setembro de 1973. Comandadas por Augusto Pinochet, as forças armadas chilenas assaltaram o Palácio de La Moneda e tomaram o poder do socialista Salvador Allende. A partir de então, os militares governaram o país por 17 anos em uma ditadura implacável.

Depois de cinco décadas, os eventos que seguiram o golpe continuam a reverberar no Chile. Nesse sentido, o país se vê dividido politicamente mais uma vez. Eleito presidente em meio ao clamor por uma reforma constitucional, o socialista Gabriel Boric todavia teve seus planos frustrados diante da oposição da extrema-direita, liderada por José Antonio Kast.

As lembranças e reflexões do Golpe de 11 de Setembro, portanto, são o destaque desta semana no Sagres Internacional. Dessa forma, o jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão repercutem sobre passado, presente e futuro do Chile, envolto em mais um momento decisivo de sua história.

No quadro “Abre aspas”, confira o alerta da China sobre uma “nova Guerra Fria”. Durante a 43ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), o primeiro-ministro chinês Li Qiang chamou atenção para as grandes potências lidarem “adequadamente com as diferenças de disputas”, de forma a “evitar uma nova Guerra Fria”.

A China segue em destaque no “Brasil Internacional”, depois do embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, afirmar que a parceria entre os países “tem tudo para crescer nos próximos anos”. Segundo o diplomata, a cooperação entre os governos deve ser ampliada, sobretudo na área de tecnologia da informação e comunicação.

Confira a edição 234 do Sagres Internacional

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Golpe de 11 de Setembro
Sagres Internacional #234 | Chile: 50 anos do Golpe de 11 de Setembro

Podcast

Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Ouça o Sagres Internacional no seu agregador favorito

Confira edições anteriores do Sagres Internacional