(Foto: Banco de Imagem)

Na edição #63 do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o Professor Norberto Salomão falam sobre o sistema de vigilância da China para evitar nova onda do coronavírus. O governo se preocupa com uma segunda onda de contágios, especialmente por causa de doentes assintomáticos.

Desde a semana passada o país inteiro proibiu a entrada de estrangeiros. Além dessas medidas, o amplo sistema de vigilância montado pelo governo autoritário da China atraiu novamente os holofotes, desta vez em meio à estratégia de conter o avanço da pandemia de coronavírus no país.

Segundo as estatísticas oficiais, o número de novos casos despencou de milhares para quase zero em cinco semanas. Enquanto isso, há um número crescente de países de olho nas tecnologias utilizadas pelo governo chinês, como rastreamento por geolocalização.

EUA x COVID-19

32984155372 356bc301de b(Foto: Flickr)

Abre aspas desta edição é para o presidente dos EUA, Donald Trump, que explicou com palavras próprias, na última quarta-feira, porque mudou de opinião sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus.

O presidente americano Donald Trump mantém o processo de evolução no pensamento sobre a pandemia do novo coronavírus e determinou que a população permaneça em casa até o dia 30 de abril, para minimizar o contágio. O anúncio mostra uma mudança de postura de Trump, que vinha dizendo que sua intenção era de flexibilizar o isolamento na Páscoa.

Depois desta decisão, os casos e óbitos pela doença no país explodiram. Foram quase 1.500 mortos por coronavírus em um dia, marcando um novo recorde no mundo, segundo uma contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

O número total de mortos no país desde o início da pandemia chegava a 7.406, de acordo com o balanço da universidade. O número representa um salto em relação ao recorde batido na véspera, também pelos EUA, quando foram registradas 1.169 mortes.

Confira outros assuntos desse podcast:

Tema do dia – O sistema de vigilância da China para evitar nova onda do coronavírus

– EUA bate recorde em números de mortos diários por covid-19 e Donald Trump explica porque mudou de opinião sobre a pandemia

– Alemanha anuncia progresso contra covid-19, mas mantém isolamento social

– Itália informa primeira redução de pacientes em UTIs por coronavírus

– Rainha Elizabeth II diz que pandemia trouxe tempos de ‘dor’ e de ‘enormes mudanças’

– E ainda: a música mais tocada nas paradas da Chile.

Para se proteger e evitar a propagação da doença:

O que fazer:

  • Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel
  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar
  • Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem
  • Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença

O que não fazer:

  • Tocar os olhos, nariz ou boca sem estar com as mãos limpas

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença