Uma pesquisa em um site de busca, um clique no primeiro link que aparece sem conferir e pronto. Segunda via da conta de água emitida com sucesso? Não, mas uma baita dor de cabeça. Desta forma, muitas pessoas têm caído em golpes promovidos por falsas páginas da internet.

Por causa disso, a Saneago faz um alerta ao clientes na hora de buscar esse serviço pela internet. A companhia registrou casos de fraudes, em que o cliente tentava emitir a fatura e, ao pesquisar no Google, usando o termo “segunda via Saneago”, se deparou com um site falso. Assim que o cliente clicava no link, era direcionado a um falso atendimento via Whatsapp, que informava um Pix para pagamento.

Segundo a estatal, a vítima fez a transferência e o dinheiro caiu na conta do estelionatário. Para evitar este tipo de situação, além de procurar os canais oficiais da Saneago, a companhia orienta que o cliente utilize apenas canais oficiais, não deixe de conferir o nome da empresa que receberá o pagamento, e reforça que a Saneago não aceita pagamentos via Pix.

Apesar de oferecer esta opção ao cliente disponibilizando o serviço de emissão de segunda via por meio da internet, a atividade exige atenção dos clientes para evitar os golpes digitais. 

Além disso, é preciso desconfiar de links recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais com mensagens falsas de cobrança. Especialistas em segurança de redes orientam que as pessoas não abram nem cliquem em anexos de mensagens suspeitas, pois o conteúdo pode carregar vírus e outros componentes que, além de causar danos ao computador ou ao celular, podem roubar os dados pessoais do cliente.

Checagem e prevenção

A checagem é uma forte aliada contra notícias falsas. Ao receber algum comunicado da Saneago nas redes sociais, cheque a veracidade das informações. É bem simples, basta acessar o site www.saneago.com.br e verificar os últimos comunicados. Ainda assim, se mesmo após conferir as informações existir alguma dúvida, a Saneago informa que está à disposição para atender o cliente por meio dos canais oficiais. A central de atendimento é pelo telefone 0800 645 0115.