Foto: Secretaria Estadual de Sáude/Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou no suplemento extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (30) o chamamento público para aquisição de 300 mil kits de teste rápido para o coronavírus. O documento foi publicado dois dias depois de a mesma secretaria publicar no DOE a desistência da compra desses kits da empresa Mawed Comercial Ltda. por R$ 38,7 milhões.

A desistência ocorreu porque o governo recebeu orientação do Ministério da Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) de só adquirir os kits depois que as empresas se propusessem a fornecer 50 kits para serem testados e identificado o porcentual de resultados confiáveis, o que não aconteceu.

Em função dessa experiência, o governador Ronaldo Caiado (DEM) resolveu reforçar a equipe de compra emergencial da SES e indicou o presidente da Goinfra, Pedro Sales, para coordenar a equipe. Em entrevista à Sagres nesta terça-feira (31) Sales informou que o grupo terá cerca de 15 pessoas, entre elas dois servidores da Controladoria-Geral do Estado, dois delegados especialistas em inteligência, funcionários da área de compras da Goinfra, entre outros.

“É uma estrutura de apoio para emprestar a Secretaria de Saúde análises que podem contribuir para garantir a idoneidade da compra”, disse. “O processo vai acontecer normalmente, a SES vai abrir um processo no sistema, à medida que o processo vai acontecendo, esse grupo tem acesso às documentações e vai agindo, fazendo pesquisas, análises da juridicidade do processo, de modo que ele caminhe com segurança”, completou.

Segundo Pedro Sales, o mercado está se comportando de uma forma “atípica”, aparecendo novos fornecedores e preços oscilando. “O governador entendeu que seria o momento de reforçar a equipe de compras da Secretaria de Saúde, para que cercasse do máximo de certezas ao celebrar um negócio, com o máximo de segurança jurídica e com informações acerca daquele fornecedor”, disse. “Temos total confiança na equipe da Secretaria de Saúde, mas neste momento, por uma questão de prudência e garantia das nossas compras, que a gente empreste uma força de trabalho externa para garantir esse resultado”.

De acordo com o chamamento público da Secretaria Estadual de Saúde (SES) os interessados em vender 300 mil testes rápidos para a covid-19, IgM e IgG deverão encaminhar suas propostas por meio digital, pelo e-mail [email protected], até as 18:00 horas desta terça-feira (31). A escolha será pela “proposta mais vantajosa”. O chamamento público orienta os interessados a enviar no mínimo 20 e no máximo 50 unidades de kits, para o Laboratório Estadual de Saúde Pública (Lacen) até as 12:00 horas desta quarta-feira (1º) para avaliação da efetividade dos mesmos.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença