Apenas 68% dos estudantes goianos que se inscreveram para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no último domingo (21), compareceram aos locais de prova. O número é o pior de Goiás desde o início da realização do Exame e, por isso, acendeu um sinal de alerta na Secretaria de Educação de Goiás (Seduc).

Em entrevista à Sagres, na manhã desta quinta-feira (25), a secretária de Educação Fátima Gavioli disse que a atenção agora é com o retorno dos estudantes para o segundo dia do Enem, marcado para o próximo domingo (28).

Leia mais: Consumidor goiano tem de recorrer à justiça para ter direito à redução do ICMS de energia decidida pelo STF, afirma advogado

“A minha grande preocupação agora é com o domingo que vem. Caso não seja feito um trabalho bom de mobilização, corre o risco de os alunos que fizeram a prova no domingo passado não comparecerem no próximo domingo para fazerem a segunda fase do exame”, afirmou a secretária.

Ouça a entrevista completa:

Fátima Gavioli comentou sobre possíveis motivos para a abstenção em Goiás e confessou que a Secretaria de Educação deveria ter realizado mais ações de incentivo. “Especialmente este ano, a gente encontrou estes estudantes desesperançosos, cansados, alguns perderam familiares, amigos, parentes. E nós, da Secretaria da Educação, estávamos oferecendo aulão, Esquenta Enem, mandando SMS para lembrar o dia que era o Enem. Temos que reconhecer que deveríamos ter feito lives com os estudantes para que eles entendessem que existem muitas pessoas preocupadas com o futuro deles”, destacou.

Vídeo vazado

Nesta semana também houve o vazamento de um vídeo, gravado enquanto a secretária avaliava negativamente a presença dos alunos no primeiro dia de prova do Enem 2021. Fátima destacou que se a intenção dessa divulgação do vídeo tiver sido desmoralizá-la, resultado foi contrário.

Leia mais: Secretária defende exclusão de emendas parlamentares do teto de gastos nos estados

“A pessoa que imaginou que aquilo ia me prejudicar, graças a Deus, ajudou muito. Aquilo fez com que a rede toda se mobilizasse. Ontem nós lançamos uma grande ação, às 15h, junto com os coordenadores regionais. E eu posso te dizer que estamos trabalhando agora com dedicação exclusiva na prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que está acontecendo este ano, e na prova do Enem que vai acontecer domingo. Talvez, se aquele vídeo não tivesse sido montado e distribuído, eu não tivesse conseguido a mobilização que agora eu já sei que tenho”, finalizou a secretária.

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: