A exemplo do que foi feito durante o surto de Gripe A H1N1 em Goiás, a Secretaria de Saúde do Estado montou um Comitê de Combate a Dengue.

Os números da doença em Goiás são alarmantes.  Goiânia e Aparecida de Goiânia são responsáveis por mais de 50% dos casos registrados de dengue.

Na Capital, os casos confirmados passaram de 298, na segunda semana de janeiro, para 1.812 na terceira.  Em Aparecida de Goiânia, no mesmo período, passou de 50 para 315 casos confirmados de Dengue.  A secretaria de Saúde do Estado, Irani Riveiro, explica como vai funcionar o Comitê. “Teremos representatividade de todas as equipes técnicas. Foi feito um levantamento dos pontos críticos e nós traçamos estratégias de atuação e estaremos integrados com outras secretarias”, afirmou.

Os casos confirmados de dengue aumentaram 337%, na comparação entre inicio de 2009 e de 2010.  Mas este ano, até o momento não foi registrado nenhuma morte provocada pela doença.

De acordo com Irani Ribeiro, o Comitê da Dengue vai atuar para mobilizar e conscientizar a população.  Goiás terá um dia mensal para reforçar os cuidados com a prevenção da doença.

“O Governador já assinou o decreto e será em todo dia 8 de cada mês. Nós vamos para as ruas e chamar a população para fazer uma parceria e uma gestão solidária”

Outros municípios que registraram altos índices de casos confirmados da dengue foram Goianira com 298, Campos Belos com 192, Senador Canedo com 189 e Ipora com 156 casos.

A Secretaria de saúde do Estado Irani Ribeiro ressaltou ainda que vai entrar em contato com os estados visinhos para alertar sobre a dengue, pois 30 por cento dos pacientes internados em Goiás por causa da dengue são de Mato Grosso.