Ronaldo Caiado durante audiência pública na manhã deste sábado (15) em Goiânia (Foto: Divulgação/Assessoria

O governador Ronaldo Caiado (DEM) voltou a criticar o serviço prestado pela Enel em Goiás, e sugeriu novamente que o fornecimento de energia fique a cargo de outra companhia.

“O nosso sentimento, mais uma vez, é que não adianta ficar assinando compromissos de acordos que nós já assinamos dois. A proposta que fiz foi bem clara: ‘se vocês não dão conta, passem para outra empresa’. É isso que estamos falando. O que não pode é toda vez vir aqui, prometer, e daí seis meses depois se reunir de novo com as mesmas queixas, e eles vêm com as mesmas promessas sem nenhum resultado prático para a população. Um fato grave é que o resultado no final de 2019 foi pior do que no início de 2019. Isso mostra a decadência do serviço prestado ao cidadão”, complementa.

As declarações foram feitas após audiência pública na manhã de hoje em Goiânia, que contou com membros da própria Enel, da equipe técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e do Ministério de Minas e Energia.

Caiado, no entanto, disse que vai aguardar até agosto, quando termina o prazo do plano emergencial, e uma nova avaliação do serviço estará concluída. “Com esses dados atuais eu imaginava a Aneel já poder abrir um processo para mostrar que já não está cumprindo diante dessa etapa”, conclui.

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Em entrevista coletiva, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), Adriano Rocha Lima, reconheceu os investimentos feitos pela Enel em Goiás, mas ponderou que a empresa tem falhado na distribuição dos recursos, principalmente no interior do Estado. “Das 156 regiões que compõem o estado de Goiás, 66 pioraram durante 2019. Apenas 27 delas estão dentro da meta reguladora da Enel”, afirmou.

Segundo o secretário, a situação é grave no indicador da falta de energia. “Talvez o consumidor de Goiânia não perceba tanto porque aqui melhorou, mas no interior está havendo uma piora constante”, complementa.

Lima acrescenta que, na maioria das vezes, a Enel reporta apenas o indicador médio. Pelo fato de ter havido melhora em Goiânia, isso pesa na média, que acaba sendo positiva. O consumidor do interior do estado, porém, continua sofrendo com o serviço, ou a falta dele.

Para melhorar a qualidade do serviço, o secretário sugere que Enel distribua as equipes de atendimento nas cidades do interior. Segundo ele, quando os consumidores relatam falta de energia, equipes de Goiânia acabam tendo que se deslocar para estes municípios.

“Quando o usuário conseguia reportar a falta de energia, a Enel mandava uma equipe de Goiânia, que andava uns 400 km até a cidade do interior. Chegando lá, a equipe de primeiro atendimento descobria que o problema era no transformador, que havia queimado. Voltava 400 km para Goiânia, pegava um novo transformador e deslocava para o interior novamente. Você imagina o tempo que isso levava”, destaca.

Aneel

O diretor da Aneel, Rodrigo Limp, também explicou que a Agência acompanha de forma mais próxima a qualidade da serviço de distribuição de energia em Goiás através do plano emergencial. Ele também reconhece que Enel tem feito investimentos, mas diz que a companhia ainda precisa avançar.

“Estamos acompanhando esse plano desde fevereiro de 2019. Temos observado que tem sido feitos diversos investimentos na rede e temos sinais de melhoras, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, explica. “Nós temos uma preocupação com recuperar a qualidade da prestação de serviço, principalmente a duração da interrupção das faltas do indicador”, completa.

Rodrigo Limp revelou que a Enel Goiás é a distribuidora de energia do Brasil que mais paga compensações aos consumidores. “A Enel estabelece indicadores de continuidade de qualidade para todos os conjuntos dentro da área de concessão. Cada conjunto tem um agrupamento de consumidores e um limite de horas que deve faltar energia por ano”, pontua.

Mais investimentos

Nesta semana, a Enel anunciou um novo investimento de R$ 1 bilhão na rede goiana, cerca de cinco vezes mais do que os níveis históricos anteriores à privatização, o que, segundo a companhia, garantirá redução considerável na frequência e na duração das quedas de energia.

A reportagem do Sagres Online solicitou posiocionamento á Enel sobre as declarações do governador Ronaldo Caiado feitas neste sábado (15). O espaço segue aberto.

Por meio de nota, a empresa se posicionou sobre as declarações do governador após audiência pública de hoje (15). A companhia informou que preza “pelo diálogo constante com os governos em todos os Estados em que atua e não seria diferente em Goiás, onde tem intensificado os investimentos desde a privatização da Celg-D.

Ainda no documento, a Enel diz que “tem compromisso com Goiás e não medirá esforços para garantir a melhoria contínua da qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia para todos os clientes goianos” e que trabalha “para superar vários desafios herdados no passado, como a falta de mão de obra qualificada, necessidade de adequação por parte de alguns fornecedores e o sucateamento tanto da estrutura quando da rede”.

Segundo a Enel, de 2016 para 2019, houve redução de cerca de 45% no número de vezes em que a energia caiu por cliente (de 18,40 para 10,43 vezes), e que quando houve quedas, elas foram mais curtas. A duração das interrupções, de acordo com a companhia, sofreu redução de cerca de 22% no mesmo período.

Por fim, a empresa afirma que os “índices são os melhores já apresentados pela companhia historicamente” e que “todas as metas estabelecidas no contrato de concessão estão sendo cumpridas, bem como as estabelecidas no acordo firmado em agosto de 2019 com o Governo de Goiás, o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”.