O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou na manhã deste domingo (29) a primeira coletiva de imprensa para divulgar os dados, até o momento, das eleições de segundo turno. De acordo com órgão, as eleições seguem tranquilas sem nenhum crime registrado nas três primeiras horas de votação.

Leia mais: Votação começa com movimento tranquilo e sem filas em Goiânia

No total, sete urnas precisaram ser trocadas até o momento. Boa parte delas apresentaram problemas para ligar. Alguns mesários faltaram neste domingo, mas segundo o presidente do TRE-GO, desembargador Leonardo Crispim, esses mesários são substituídos por eleitores que estão na fila para votar. Assim, o desfalque da equipe não deve ser grande.

Sobre o derramamento de santinhos, no primeiro turno houveram muitas denúncias desse crime. A estratégia utilizada pelo TRE neste segundo turno foi reforçar o número de policias nas áreas onde ocorreram mais denúncias no dia 15 de novembro.

Além disso, a Polícia Militar de Goiás (PM) tem utilizado drones para intensificar a fiscalização de derramamento de santinhos, boca de urna e outros crimes eleitorais.

Segundo o presidente do TRE, para este dia de votação o órgão também criou um novo plano para a PUC, maior colégio eleitoral de Goiânia. No último dia 15 o local registrou uma aglomeração de pessoas, principalmente no período da tarde.

Para solucionar o problema o TRE decidiu reforçar a equipe. Assim, o número de mesários e policiais no local aumentou neste segundo turno. De acordo com o presidente, na parte da tarde essa equipe desse ser ainda maior.

Sobre a totalização dos votos, o presidente do TRE de Goiás comentou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez novos testes no sistema. Isso deve agilizar a totalização dos votos no final do dia. Além disso, o menor número de municípios que estão em votação deve contribuir com a agilidade da apuração.

Confira a coletiva na íntegra:

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Letícia Martins.