Mesmo diante do cenário adverso imposto pela pandemia provocada pela Covid-19, mais de 7 mil colaboradores foram capacitados, entre formação presencial e online, de janeiro a novembro de 2020. Todas as capacitações foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) por meio da Escola de Governo do Estado de Goiás.

Mais de 85% dos alunos diplomados, aproximadamente 6 mil servidores, realizaram formação em plataforma de Ensino a Distância (Ead), novidade inaugurada durante o período de isolamento social e que cumpre o dever e o principal âmago da Escola de governo de ampliar o leque de conhecimento dos servidores para assegurar uma melhor prestação de serviços à sociedade. Foram oferecidos cursos em áreas como Compras Governamentais, Compliance Público, Gestão de pessoas, entre outros.

Além dos cursos em novos formatos, a Escola inovou também com a disponibilização de conteúdos por meio das redes sociais. Os projetos que já tinham ampla aceitação no módulo presencial ganharam versões totalmente online, como é o caso do Semear e do laboratório de inovação Pequi Lab.

O Escola Lives, criado durante o período de distanciamento, inspirou a discussão de temas atuais e relevantes para a administração pública. As transmissões, abertas aos seguidores em geral, foi acessada por mais de 35 mil pessoas.

Mestrado

E em meio ao processo de transformação dos conteúdos, a Escola rompeu mais uma barreira importante como unidade responsável pela qualificação dos servidores. Em iniciativa inédita, está em andamento curso preparatório de nivelamento para processo seletivo do primeiro curso de Mestrado Profissional, que vai abrir edital já no início de 2021.

Política Estadual de Capacitação e de Desenvolvimento Profissional

A Política Estadual de Capacitação e de Desenvolvimento Profissional tem como objetivo melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos por meio da qualificação dos funcionários da administração estadual.

A Política estabelece, com uma das suas diretrizes, o incentivo e apoio ao funcionário em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais.

A superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa, avalia 2020 como um ano de superação tanto para os servidores que buscaram capacitação quanto aos professores, mas que tornaram-se oportunidades para o Estado de reinventar.

“Buscarmos novas metodologias e ferramentas que nos permitissem estar próximos do nosso público, mantendo o distanciamento e, ao mesmo tempo, cumprindo com excelência a nossa missão de selecionar talentos, desenvolver competências e fomentar o conhecimento e a inovação”, analisou.