A Organização das Nações Unidas (ONU) apontou em relatório que os esforços para cumprir a Agenda 2030 estão sendo insuficientes. As inoformações são da Edição Especial do Relatório de Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2023 lançado em julho.

O relatório não possui versão em português, mas a ONU informou que terá em outros idiomas em breve. Então, o documento está disponível no site da entidade em inglês, francês, russo e espanhol. Alguns indicadores do relatório apontam que os esforços de 50% dos países é fraco e insuficiente e que 30% estagnou ou deu ré nas ações de sustentabilidade.

Além disso, a ONU destaca os indicadores específicos de cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em relação ao ODS 04 – Educação de qualidade, por exemplo, 80% dos países do mundo retrocederam no direito à educação.

Outros indicadores da ONU são que 735 milhões de pessoas enfrentam fome crônica no mundo e a falta água potável e segura para 2,2 bilhões de pessoas. E ainda que o número de refugiados atingiu o recorde de 34,6 milhões.

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano com metas para o mundo atingir um desenvolvimento sustentável até 2030. No entanto, o relatório é o único documento oficial da ONU que monitora o progresso global na Agenda 2030, por meio de dados e estimativas de mais de 200 países. Portanto, ele é estruturado pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais com todo o Sistema Estatístico da ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, relacionou a insuficiência dos esforços às frases colocadas sobre o túmulo de pessoas falecidas. “A menos que ajamos agora, a Agenda 2030 se tornará um epitáfio para um mundo que poderia ter existido”, disse.

Leia mais: