Sagres em OFF
Rubens Salomão

Sem Maguito, campanha do MDB contará com auxiliares de Iris Rezende na reta final

Enquanto estava presente nas ações de campanha, o candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), cumpria agendas diárias com auxiliares do primeiro escalão da administração de Iris Rezende. Sem o candidato, ainda internado por covid-19, secretários e servidores municipais passarão a partir deste fim de semana a participar do trabalho de rua, que tem contado em média com 30 agendas por dia, divididas entre os aliados emedebistas.

O principal objetivo é colar a campanha do MDB à gestão de Iris e compensar a ausência do prefeito, que segue sem manifestar apoio direto a qualquer candidato. Os secretários mais envolvidos são Horácio Mello (Trânsito); Zilma Peixoto (Finanças); Gilberto Marques (Meio Ambiente); Filemon Pereira (Direitos Humanos) e Patrícia Quirino (Mulheres), além da participação na coordenação de campanha do secretário de Governo, Paulo Ortegal.

O planejamento é aumentar a presença também das bases de servidores em bandeiraços, adesivaços e reuniões com segmentos organizados.

Foto: Presidente estadual do MDB, ex-deputado federal Daniel Vilela participa de carreata. (Crédito: Divulgação)

Fogos de artifício

A coordenação da campanha do MDB comemorou o resultado publicado ontem da última rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera, que apresentou vantagem de 7 pontos percentuais para Maguito sobre Vanderlan. Os números são próximos dos publicados no início da semana pelo instituto Diagnóstico.

Divergência

Já membros da equipe de Vanderlan Cardoso (PSD) negam a possibilidade de Maguito estar na frente e pretendem manter avaliações com base em pesquisa internas, que mostrariam cenário diferente, além de citarem o último levantamento do Instituo Serpes, que mostrou empate técnico no início da semana.

Negacionismo

A questão é que, também o Serpes, mostra cenário de estagnação de Vanderlan, com variação negativa, e crescimento de Maguito. Além disso, os períodos de apurados dos dados em campo são diferentes, assim como as metodologias, o que impede uma comparação direta entre as pesquisas.

Batalha jurídica

A vereadora Dra. Cristina (PL) conseguiu nova decisão favorável à candidatura em Goiânia junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que permitiu a escolha de novo candidato a vice-prefeito para a composição de chapa. Agora autorizada, Cristina indicou o empresário Sadala Jorge Jarmach.

Virou a folha

Depois de anos de apoio ao marconismo em Goiás, o deputado federal professor Alcides Ribeiro (PP) afirmou em evento de campanha do MDB em Goiânia que estará “junto marchando” para dar uma “nova trajetória para o Estado de Goiás”, em sinal de alinhamento com o projeto vilelista também fora de Aparecida de Goiânia.

Foto: Deputado federal Alcides Ribeiro (PP) discursa em evento de campanha em Goiânia. (Crédito: Divulgação)

Caminho aberto

Alcides afirma que a administração de Aparecida de Goiânia, em caso de vitória emedebista também na Capital, “vai abrir o caminho para conquistar o governo do Estado”. Ele ainda define que apoiaria candidatura de Daniel Vilela, ou mesmo de Gustavo Mendanha, ao Palácio das Esmeraldas em 2022. Alcides é filiado ao Progressistas, que é presidido em Goiás por Alexandre Baldy e compõe a base do governador Ronaldo Caiado.

Tudo parado

Depois de votar 30 matérias na primeira semana de novembro, deputados estaduais decidiram suspender os trabalhos da Assembleia Legislativa para a reta final das campanhas municipais, na próxima semana. Pela decisão comunicada pelo presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), as sessões só retornam na terça-feira (17).

Justifica?

“Resolvemos suspender as sessões para o fortalecimento do processo eleitoral, até porque nós somos muito cobrados para estarmos presentes em nossas bases, discutirmos o processo e apoiarmos os candidatos que nos darão sustentação aqui no Parlamento”, afirmou Lissauer depois de confirmar a suspensão dos trabalhos.

Mais lidas:

Leia também: