A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) identificou  a existência de mais de 40 mil barragens com pelo menos 2 mil metros quadrados de lâmina d’água em Goiás. Entretanto, somente pouco mais de sete mil estão cadastradas no Sistema Estadual de Informações sobre Segurança de Barragens (Seisb), ou seja, possuem os documentos e  licenças regularizadas.

A identificação da Semad foi realizada por monitoramento remoto. Devido a baixa quantidade de barragens cadastradas, a Semad ampliou a campanha pela regularização de barragens no estado. A iniciativa é um esforço para conscientizar os proprietários. 

Segundo a Semad, a campanha de ampliação terá uma cartilha informativa para ser distribuída em todo o estado, bem como um vídeo institucional com informações básicas sobre barragens e reuniões com sindicatos rurais. Outra iniciativa da secretaria é organizar encontros nas regiões onde o monitoramento apontou barragens que não estão cadastradas.

O cadastramento de barragens é obrigatório. Atividades como represamento sem licença podem gerar multa. Mas ainda podem ser causas de danos ambientais e comprometer a segurança de pessoas que residem próximas aos locais. A Semad informou que o cadastro de barragem é feito pelo site e é gratuito.

Leia mais: