A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos lançou hoje a Operação Carnaval, campanha que tem como objetivo intensificar o combate à degradação ambiental em Goiás entre os dias 7 e 14 de fevereiro, principalmente no período que compreende o feriado de Carnaval.

Em 2013, o grande foco da campanha é coibir a captura, o armazenamento, o transporte e o comércio irregular de peixes no Vale do Araguaia e seus afluentes. Neste ano, o período de Carnaval coincide com a época da piracema, como explica o secretário Leonardo Vilela.

“É um período muito importante, no qual os peixes sobem os rios para se reproduzirem e que dessa vez coincide com o Carnaval. Então, estaremos fiscalizando principalmente as áreas de maior fluxo de turistas, ou seja, o Rio Araguaia, entre Aragarças e São Miguel do Araguaia, os grandes lagos formados pelas hidrelétricas. Tudo em parceria como Ibama, a delegacia de meio ambiente, o batalhão ambiental, a Polícia Federal, seguindo instruções do governo federal.”

Durante a Operação Carnaval, a fiscalização será intensificada e fica permitida somente a pesca científica e para subsistência. Cada pescador deve respeitar a cota limite de 3 kg de peixe por pessoa e deve, obrigatoriamente, fazer o consumo no local, sendo proibido o transporte.

Segundo informações da Semarh, o pescado irregular é retido e doado para instituições sociais (creches, hospitais, asilos, etc) do município em que foi apreendido. O secretário Leonardo Vilela também enfatiza a importância da população no sentido de colaborar por meio de denúncias de quaisquer crimes ambientais. O telefone para denúncias é 0800-646-2112.