Sagres em OFF
Rubens Salomão

Senado debate condições para presença de pessoas negras no processo eleitoral

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado debaterá nesta segunda-feira (12), às 9h, a participação de pessoas negras no sistema político eleitoral. A audiência pública também tratará das mudanças nas regras sobre o investimento partidário em candidaturas de negros e sua nomenclatura. As alterações decorrem da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2023.

Depois da aprovação na Câmara dos Deputados em julho, a chamada PEC da Anistia agora será analisada pelos senadores. O texto propõe o refinanciamento das dívidas dos partidos. Inicialmente, a PEC anistiava as multas pelo não cumprimento de valores mínimos às candidaturas de pessoas negras ou mulheres.

Os deputados retiraram a previsão, mas incluíram regras que afetam essa parcela dos candidatos. “Entre as mudanças, altera-se a nomenclatura designativa de pessoas negras, o aumento do investimento partidário de 20% para 30% nessas candidaturas, entre outros”, afirma o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).  

pessoas negras debate cdh senado paulo paim
Foto: Presidente da CDH, Paulo Paim é autor do requerimento para o debate. (Crédito: Saulo Cruz/Agência Senado)

Pessoas negras

“A construção de outro projeto de país, ainda mais democrático, se dará apenas por meio da participação de pessoas negras em grau de equivalência. E mediante a garantia de que as pautas dos movimentos sociais negros tenham representantes em todas as instituições”, diz Paim.

Presenças

Entre os 14 convidados para a audiência pública, confirmaram presença: o representante da Educafro Brasil, frei David dos Santos, e a Assessora da Rede de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), Nadja Carvalho. Também o diretor-executivo da Empresa Gestora de Ativos do Ministério da Fazenda (Emgea), Martvs Chagas. Além da representante do Instituto de Referência Negra Peregum, Beatriz Lourenço, e do Instituto Marielle Franco, Giovanni Oliveira. Representante da Coalizão Negra por Direitos, Iyá Sandrali Bueno, e a co-diretora de A Tenda das Candidatas, Munah Malekm.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 – Igualdade de Gênero; ODS 10 – Redução das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.