A prefeitura de Senador Canedo anunciou novas medidas restritivas para mitigar o contágio da Covid-19 na cidade. Em entrevista à Sagres, nesta terça-feira (11), o prefeito do município, Fernando Pellozo (PSD), informou que todos os 41 leitos dedicados ao tratamento da Covid, incluindo as 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), estão ocupados. “Esse decreto é um ‘freio epidemiológico’ para alertar a população, sensibilizá-la, porque sem ajuda, não tem prefeitura que consiga vencer isso”, declarou.

Ouça a entrevista completa:

O prefeito explicou que o número de leitos de UTI foi diminuindo conforme o quadro epidemiológico da cidade foi melhorando, mas que a cidade está preparada para abrir de cinco a 10 leitos de UTI em caso de necessidade.

A preocupação não ocorre só em função da Covid-19. Senador Canedo, como as demais cidades goianas, tem enfrentado uma pressão hospitalar em função do aumento no número de casos também de dengue e gripe. “A gente decidiu fazer um decreto com prazo de uma semana, até o começo das aulas, previsto para o dia 18, para a gente monitorar o comportamento dessas doenças e da nossa quantidade de leitos”, explicou o prefeito.

O decreto não limita horário de funcionamento dos estabelecimentos, apenas determina que todos operem com capacidade de lotação de 50%. “O mais importante do decreto é reforçar o uso da máscara, o uso do álcool em gel, as medidas de proteção que, com tanta festança, às vezes, a gente acaba afrouxando. Isso tem refletido em números”, alertou Pellozo.

Para analisar o contágio da Covid-19, a prefeitura prepara duas ações de testagem ampliada nesta terça-feira (11), das 18 às 21h. Os testes serão feitos na Praça Criativa, no Centro da cidade, e na Escola Municipal Deoclides Alves Dos Santos, no Parque Alvorada.

Dengue preocupa

Os números da dengue têm demandado atenção especial da prefeitura. O prefeito detalhou o crescimento nos registros, com 39 casos em outubro, 209 em novembro e uma explosão para 758 casos em dezembro. “E agora, somente nesses 11 dias de janeiro, já acumulamos 209 casos de dengue”. Haverá uma coleta de lixo nos bairros, para que agentes endêmicos façam um monitoramento.

Leia também:

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: