A cidade de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, foi a que mais cresceu em todo o país desde 2010, de acordo com o Censo Demográfico 2022 divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais: População de Goiás cresce acima da média nacional, aponta Censo 2022

Segundo o Censo, Senador Canedo, que possui apenas 34 anos de emancipação política, deu um salto populacional de mais de 64 mil para 155.635. Trata-se, portanto, de uma variação de 84,32% em relação a 2010. Em 2021, porém, também de acordo com o IBGE, a população estimada era de 121.447 pessoas.

Goiânia, por exemplo, passou de 1.302.001 para 1.437.237 milhões de habitantes. O crescimento populacional da capital goiana, entretanto, foi de 10,4%.

Além disso, o fato de sediar o maior polo petroquímico da região Centro-Oeste ajuda a explicar esse boom ocorrido em Senador Canedo nos últimos 12 anos. A atividade ligada à distribuição de combustíveis configura a principal fonte de renda da cidade.

Na primeira posição, Canedo é seguida pela paranaense Fazenda Rio Grande e pela baiana Luís Eduardo Magalhães, que cresceram 82,3% e 79,5% respectivamente.

Emancipação política

Senador Canedo ganhou essa condição, a partir dos primeiros aglomerados formados, na época da construção da estrada de ferro. Virou município com estrutura própria e teve grande impulso na década de 90, com a implantação do principal polo de distribuição da Petrobrás na Região Centro-Oeste. Tem atraído migrantes de várias partes do país, em busca de novas oportunidades de emprego e renda.

Nos últimos anos, Senador Canedo tem ganhado impulso com a implantação de condomínios horizontais. Os empreendimentos contribuem para movimentar o comércio e o setor de serviços.

Além disso, segundo a Prefeitura, atualmente sob a gestão do prefeito Fernando Pellozo, Senador Canedo é apontada como cidade limpa, com eficiente coleta de lixo. De acordo com a gestão municipal, 99% das ruas possuem pavimentação. Ademais, são 7 parques e 71 praças, que contribuem para a convivência e o lazer da população.

Senador Canedo possui ainda uma autarquia própria para atender os serviços de água e esgoto, com investimento de R$ 50 milhões. A estimativa da Prefeitura é que em novembro o município atinja a universalização nos serviços de água tratada e até a metade do ano que vem contará com 70% dos imóveis servidos com rede de esgoto.

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Leia mais

Ranking coloca a USP entre as 100 melhores universidades do mundo pela primeira vez

Relatório conclui que impactos da pandemia a longo prazo em crianças e jovens foram ignorados

Pesquisa aponta crescimento no consumo de alimentos ultraprocessados; saiba como identificar