O jogador foi apresentado oficialmente em uma concorrida entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, na Sala de Conferência do Beira-Rio. O atacante se mostrou ansioso para reestrear o quanto antes com a camisa colorada.

“Estou ansioso para tocar na bola, porque agora ainda estou naquela fase ruim de treinos físicos. Eu também fico ansioso pela antecipação da janela, não só pelo jogo contra o São Paulo, mas também pela volta do Brasileirão”, disse.

EM BOA FORMA

Para Sobis, neste primeiro momento, o maior desafio será a readaptação ao futebol brasileiro. No entanto, ele esbanja confiança. Rafael Sobis, se junta aos jogadores também campeões da América em 2006, Renan, Tinga, Bolívar, Fabiano Eller e Índio, além de Clemer, que hoje desempenha a função de preparador de goleiros do time que busca o bi da Libertadores.

“Preciso me adaptar novamente, mas estou muito bem, com uma motivação extra. Volto com mais experiência, mas a vontade é a mesma, ou maior. Estou treinando forte para dar tudo de mim. Estou me sentindo bem, por isso a surpresa pode ser positiva já nos próximos dias”, projetou, o atacante, que já fez três treinos físicos no Beira-Rio com satisfatórios resultados.

CLUBE DO CORAÇÃO

Goleador nato. Assim pode ser definido o jovem atacante Rafael Sobis. Natural de Erechim, o jogador de 25 anos foi revelado pelo Inter. Passou pelos times de base e chegou aos profissionais em 2004. No ano seguinte, foi um dos destaques do Brasileirão ao marcar 19 gols (o artilheiro desta edição acabou com 22), e também foi considerado o Jogador Revelação e Melhor Atacante do campeonato.

Na histórica campanha na Libertadores 2006, deixou sua marca em momentos decisivos da competição. Abriu o caminho da vitória de 2 a 0 sobre a LDU, no segundo jogo das quartas de final, e marcou duas vezes na antológica vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbi, encaminhando a conquista do inédito título da América. Sobis para sempre será lembrado pela torcida colorada como um dos grandes personagens desta conquista. A imagem do atacante correndo em volta do campo com uma bandeira do Inter após a decisão no Beira-Rio ainda está muito viva na lembrança dos torcedores.

O atacante atuou em 133 jogos e marcou 40 gols pelo Inter antes de transferir-se para o Betis, da Espanha, dias após o título da Libertadores. Ficou por dois anos na Sevilha, e apesar de não ter ganho muitas oportunidades, especialmente na sua chegada ao time, Sobis fez 15 gols em 57 partidas. Em 2008 foi comprado pelo Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Mesmo tendo ficado sem atuar por seis meses em função de uma lesão no joelho – o jogador inclusive recuperou-se da cirurgia no Beira-Rio, junto à fisioterapia do time colorado -, Sobis teve uma trajetória importante no futebol árabe, anotando 7 gols em 21 jogos.

FOTO: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

FICHA TÉCNICA DO REFORÇO

Nome: Rafael Augusto Sobis do Nascimento
Nascimento: 17 de junho de 1985 (Erechim-RS)
Altura 1m72cm

Clubes: Internacional, Real Betis e Al-Jazira

Títulos:
Campeonato Gaúcho: 2004 e 2005
Copa Libertadores: 2006