Você sabe o que é vigorexia? É um transtorno dismórfico muscular, portanto um problema psicológico com roupagem de autocuidado, que o torna uma atividade tóxica. O assunto faz parte do tema do Soul desta quarta-feira (29), sobre quando o autocuidado se torna tóxico.

A apresentadora Lívia Baylão recebe o psicoterapeuta Vinícius Xavier, que exemplifica a vigorexia como um dos momentos em que o cuidado vira uma doença. “A vigorexia está naquelas pessoas que são insatisfeitas com a sua forma física e buscam moldar o seu corpo, mas fazem isso de uma forma tão patológica que nunca está bom na forma como está”, explica.

Cuidar do sono, da alimentação, do corpo e da saúde mental são hábitos saudáveis que todas as pessoas devem desenvolver. Entretanto, para ser saudável, é preciso que os bons hábitos não tragam sofrimento ou uma espécie de autopunição. Por isso, o psicoterapeuta Vinícius Xavier destaca o limite para que um hábito seja saudável.

“Qualquer hábito ou conjunto de comportamentos que reflita na inflexibilidade é problemático, até mesmo a atividade física. Inclusive, existe um grupo de transtornos que estão em manuais oficiais que versam exatamente sobre isso”, diz.

Soul

Vale ressaltar que o autocuidado é importante e no Soul desta noite você confere como comportamentos de cuidados com a saúde são benéficos e saudáveis. “É bastante saudável que você assuma a responsabilidade pelo seu bem-estar, essa autodeterminação de fazer com que a sua vida seja melhor e mais frutífera”, afirma.

Assista a entrevista completa no Soul desta quarta-feira (29), às 20 horas, pelo canal da Sagres TV 26.1. Bem como na Rádio 730 AM ou pelo canal do YouTube do Sistema Sagres. Não perca!

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.

Confira edições anteriores: