(Foto: Arquivo / Sagres On)

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) apresentou os indicadores criminais dos primeiros sete meses de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado. O destaque foi a queda de 17,40% no número de homicídios. Goiás também registrou queda de 6,68% nas tentativas do mesmo crime, latrocínios reduziu 37,31%. Além disso, crimes violentos letais intencionais tiveram baixa de 18,18%.

O secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, disse em entrevista à Sagres 730, que há redução expressiva em Goiás, mas que os números indicam apenas, que o caminho está sendo bem percorrido. O secretário acredita que a redução dos indicadores criminais se deve à melhoria na integração e na inteligência das polícias. “Um trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com o Ministério Público, em parceria com o poder Judiciário e uma outra ponta também o gradual ao aumento do controle do sistema prisional”, afirmou.

Rodney Miranda avaliou que uma das principais fragilidades encontradas, no início do governo de Ronaldo Caiado, foi no sistema prisional e afirmou que já houve avanço. “A gente não consegue o controle efetivo e permanente da rua se não tiver o controle do sistema prisional”, ressaltou. “Já geramos [no sistema prisional] quase mil vagas este ano, vamos gerar até o final do ano umas duas mil vagas”, ressaltou.

Outro ponto levantado pelo secretário foi o controle efetivo no semiaberto, para ele é um dos grandes problemas enfrentados. Rodney Miranda apontou que Goiás até o ano passado, era o segundo pior Estado em disponibilidade de vagas de trabalho e de educação para a população carcerária. “Estamos mudando essa realidade também”.

De acordo com o secretário, está sendo feito um combate intensivo ao tráfico de drogas. “Não estamos parando no carregamento ou em quem está trazendo a carga, a gente está indo atrás de quem encomendou, de quem financiou, indo atrás de quem faz a lavagem dinheiro da quadrilha, quebrando, literalmente, a espinha dorsal das grandes quadrilhas”, afirmou. “Mais de 70% dos crimes graves, principalmente homicídios, tem relação direta com o tráfico e uso de entorpecentes”, completou.

Ouça a entrevista na íntegra:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/663443285&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Roubos

Segundo dados Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), roubos a transeuntes apresentaram redução de 49,19%. Foram registradas quedas em roubos de veículos (-57,70%), roubos ao comércio (-49,58%), roubos de carga (-66,67%) e crimes violentos contra o patrimônio (-35,30%).

Drogas

Foram apreendidas 42,6 toneladas de drogas no Estado, segundo o orgão, o número representa um avanço de 121,69% na comparação com o mesmo período de 2018. O número de mandados de prisão cumpridos subiu 41,29%.
Cerca de 3,7 mil armas de fogo foram apreendidas. Foram desarticuladas 130 organizações criminosas em 2019.

Goiânia

O número de homicídios caiu 29,76%. Casos de latrocínio, por sua vez, recuaram 66,67%. Também foram registradas quedas em roubos a transeuntes (-51,92%), roubos de veículos (-68,35%) e roubos ao comércio (-54,84%).