Nesta quarta-feira (13), o campeonato estadual de futebol do Rio Grande do Sul deu mais um passo para ser retomado. Em reunião virtual, foi aprovada a proposta que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) apresentou aos clubes para a realização do Gauchão Ipiranga 2020. Com aceitação unânime dos 12 clubes envolvidos na disputa, o documento será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para validação.

De acordo com a Federação Gaúcha, as deliberações sugeridas levaram em consideração a aplicação do protocolo de segurança desenvolvido pela entidade e a realidade econômica dos times que disputam a competição.

Sendo assim, as readequações propostas são a retomada dos jogos seguindo o calendário do futebol brasileiro, com período base para retomada entre o fim de julho e o início de agosto; contratações livres, salvo casos de atletas que já atuaram na edição deste ano do estadual; e, excepcionalmente, nenhuma equipe seria rebaixada ao término da competição.

Dessa forma, em 2021 o número de descensos para a divisão de acesso seria de quatro equipes. Além disso, haveria o respeito integral às recomendações e orientações dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias.

Grenal

Nesta semana, a dupla Grenal já retomou os treinos, após a liberação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Os times treinam com medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), respeitando os protocolos de segurança. No CT Parque Gigante, os jogadores do Sport Club Internacional, começaram as atividades físicas intercalando o uso da bola.

No CT Luiz Carvalho, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense iniciou os trabalhos apenas com a parte física. O objetivo é trabalhar o recondicionamento, após dias sem treinos, devido à pandemia.

Campeonato Estadual 

O Estadual de 2020 está parado desde 16 de março por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Ainda precisam ser disputadas três rodadas da Taça Francisco Novelletto Neto (2º turno), além dos confrontos de semifinal e final. Caso o vencedor não seja o Caxias (campeão do 1º turno), haverá, ainda, a disputa da finalíssima.