O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou um financiamento de R$ 530 milhões para a construção de um parque solar na Bahia. O empreendimento está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e, assim, faz parte do programa de transição energética do banco.
“O parque solar – associado ao programa de descarbonização da Refinaria de Mataripe – é parte do esforço do BNDES em fomentar a transição energética”, explicou Luciana Costa, gestora da área de transição energética do BNDES.
O parque solar Irecê 1 será construído nos municípios de João Dourado e Irecê, na Bahia. Mas ele é um projeto a partir de uma associação econômica das empresas Acelen, Perfin Infra Administração de Recursos e Illian Energias Renováveis.
A construção do complexo vai gerar cerca de 530 empregos. Porém, depois de pronto, o parque solar abastecerá a Refinaria de Mataripe, a segunda maior do país, localizada em São Francisco do Conde. A capacidade de geração de energia será de 161 MWp (megawatt pico). Portanto, vai abater anualmente 128 mil toneladas de CO2. A operação está prevista para o segundo semestre de 2025.
*Com Agência Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 07 – Energia limpa e acessível.
Leia mais: