TRE considera normal a quantidade de ocorrências nas primeiras horas da eleição (Foto: Nathalia Freitas / Sagres On)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), concedeu a primeira entrevista sobre dados das Eleições em Goiás. De acordo com o secretário de tecnologia da informação do órgão Dory Gonzaga, o dia começou tranquilo na maioria das cidades do estado. “Esse início é sempre complicado, pois nós lidamos com 13.995 urnas simultaneamente e ainda contamos com a ajuda de voluntários que podem se ausentar. Mas no geral, tudo começou bem tranquilo”.

De acordo com o secretário, foram registrados 11 urnas com defeito. Os principais problemas identificados foram nas cidades de Palmeiras de Goiás, onde faltou bateria em uma das urnas e em Crixás que houve falta de energia. Além disso, em Goiânia um presidente de mesa não compareceu a sessão, causando transtornos principalmente aos eleitores que não tem cadastro biométrico. Segundo o TRE, os eleitores estão gastando cerca de 1min e meio a 2min para votar.

Dory, comentou sobre o E-título, novidade nas eleições de 2018 e orientou que os eleitores baixem o aplicativo. Em caso de dúvidas é possível procurar ajuda nas zonas eleitorais.

Ainda segundo o TRE, houveram cinco ocorrências de prisão por boca de urna no estado. Uma em Goiânia, outra em Aparecida de Goiânia e as demais em cidades no interior do estado. O nome dessas cidades ainda não foi divulgado.

 “Beatriz Alves é estudante de jornalismo do Centro Universitário Alves Faria e participou do projeto “Eleições na Sagres” organizado pela Escola Sagres de Formação.”