O ‘Urbe Festival’ está acontecendo em São Paulo desde a última quarta-feira (29) e termina neste sábado, 2 de dezembro. O evento é  uma oportunidade para instituições de ensino exporem projetos desenvolvidos por alunos em sala de aula. Assim, três escolas da rede pública de Goiás vão expor os seus projetos no festival.

As escolas públicas selecionadas são de tempo integral e são Aruanã, Anápolis e de Alto Paraíso de Goiás. Elas são respectivamente o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dom Cândido Penso; Cepi Gomes de Souza Ramos e Cepi Moisés Nunes Bandeira.

Então, a participação das instituições no festival faz parte da eletiva “Aprendendo a Viver na Cidade”. A etapa começou em 2022, numa Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) em parceria com a BEI Educação.

Arquitetura e urbanismo

O projeto interdisciplinar das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza conecta os estudantes com a arquitetura e o urbanismo. Portanto, participaram da eletiva estudantes de 176 Cepis. Durante a eletiva goiana, os alunos desenvolveram projetos com as temáticas de Educação, arquitetura e urbanismo voltados para a realidade do município em que estão inseridos.

Após a implantação do projeto nos estados, a BEI Educação realiza o festival pela primeira vez com o tema ‘Visões de uma Cidade Melhor’. Então, todas as unidades da federação terão escolas representantes, com um professor e dois estudantes do Ensino Médio.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: