Turismo consciente é proposta na temporada de praia no Tocantins em 2023

Com a chegada do período da seca, a baixa dos rios e o aumento nas temperaturas em todo o Tocantins, as cidades tocantinenses se preparam para a Temporada de Praia 2023 e o turismo consciente está em pauta. Para isso, o Governo do Tocantins deve atuar junto às prefeituras municipais não somente no aporte para as estruturas, mas também na capacitação e conscientização dos agentes envolvidos na programação.  

Entre as estratégias adotadas pela Secretaria de Turismo do Tocantins está o envolvimento no planejamento e execução das ações das instituições responsáveis por segurança, meio ambiente e licenciamentos necessários, além da orientação aos barraqueiros e ambulantes (prestadores de serviços) sobre cuidados com lixo e sua utilização. 

“Vamos atuar também em frentes como na mobilização e capacitação das gestões municipais que ofertaram estruturas para temporada de praias com relação à segurança e cuidados ambientais, na elaboração e disponibilização de manual de boas práticas e normas para execução dos trabalhos e no planejamento e execução de ações ambientais dirigidas ao público, bem como através de parcerias para utilização de resíduos alimentares”, explicou a superintendente do Turismo do Tocantins, Fernanda Tainã Castro.   

Ademais, é preciso que cada turista, individualmente, dê a sua contribuição com o turismo sustentável e para isso a Secretaria de Turismo deve investir em comunicação e em estrutura que incentive o uso consciente das praias.  

“Pensamos em placas indicativas para orientar o turista com relação ao ambiente e também ao comportamento responsável, disponibilizar lixeiras pelos espaços de maior aglomeração. Além disso, os jingles produzidos (para a comunicação da Temporada) falam sobre as belezas, mas também sobre cuidados necessários para curtir a temporada com cuidado e melhor aproveitamento das praias”, adiantou a superintendente.  

Leia mais:  

Preservação ambiental 

O trabalho de preservação e educação ambiental é feito de forma integrada e coletiva com diversos órgãos estaduais e municipais. Apesar de acontecer durante todo o ano, ele ganha reforço durante a temporada de praia que dura pouco mais de um mês no Tocantins, acontecendo essencialmente em julho.  

“Os órgãos parceiros como Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar tem planejamento específico para as questões ambientais e de segurança, além das prefeituras com o corpo técnico dos órgãos municipais e de turismo que executam e acompanham as ações locais”, esclareceu Fernanda.  

Inicialmente, 42 municípios serão contemplados pelo Governo do Tocantins para receber a transferência de recursos para implantar infraestrutura padrão nas praias conforme sua categoria (A, B, C e D). O Governo irá promover ainda a capacitação e a qualificação dos prestadores de serviços, além da identificação do perfil dos turistas. As praias são categorizadas conforme volume no fluxo do público e movimentação financeira. 

“Temos a expectativa de proporcionar uma experiência prazerosa e segura ao turista, uma oportunidade de oferta significativa de serviços e negócios às comunidades, bem como o aquecimento na economia municipal/regional através da padronização da comunicação visual nas praias de maior fluxo no Estado”, observou.  

Lançamento  

Governador Wanderlei Barbosa anuncia apoio do Estado às cidades que terão programação na Temporada de Praia 2023 – Foto: Aldivan Nogueira/Governo do Tocantins

O evento de lançamento da Temporada de Praia 2023 aconteceu na última terça feira, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Estiveram presentes o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de autoridades estaduais e prefeitos dos municípios contemplados na programação.  

“Este ano, iremos ter uma intensa Temporada de Praia. Nós temos um estado rico em turismo a ser explorado em diversos cantos do Tocantins. Os municípios podem contar com a gente para a realização de uma boa temporada de praia, trazendo alegria para o povo do nosso Estado”, afirmou o gestor.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.