A Universidade Federal de Goiás (UFG) discute nesta semana um planejamento semestral para integrar ensino, pesquisa e extensão, reduzir a evasão de estudantes, além de fomentar programas de inclusão e permanência. A IX Semana de Planejamento Pedagógico define metas a serem alcançadas no primeiro semestre de 2023 e também celebra um ano de retorno ao ensino presencial, após a pandemia de Covid-19.

A abertura ocorreu na segunda-feira (10/4), no auditório da Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim, no Câmpus Samambaia, em Goiânia. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, considera que o planejamento é peça chave para alcançar as metas, principalmente na redução dos níveis de ansiedade e sofrimento no ambiente acadêmico. A reitora afirma que o objetivo de sua gestão é melhorar a qualidade do ensino, atrair mais estudantes e oferecer oportunidades para a permanência dos alunos matriculados na UFG.

O pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, explicou as métricas adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) na avaliação da graduação: pontuação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), evasão, aprovação e ingresso. A nota geral da UFG é 4, em uma escala que vai de 0 a 5.

Segundo o pró-reitor, as métricas de evasão da UFG estão abaixo da média nacional das universidades. Segundo explicação da diretora de Mulheres e Diversidades da Secretaria de Inclusão (SIN), Kellen Cristina Prado Silva, a evasão abaixo da média é resultado de ações afirmativas e de inclusão realizadas pela UFG.

A abertura de vagas para alunos da graduação em turmas de pós-graduação no Instituto de Química é um exemplo de integração na Universidade que, para o professor Anderson Silva Soares, foi o que resultou na aprovação de uma aluna de licenciatura para um estágio na Universidade de Toronto (Canadá). O estatuto da UFG permite que alunos de graduação cursem disciplinas em programas de pós-graduação.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra Martins, mais da metade (55%) dos estudantes matriculados em cursos de pós-graduação não cursaram graduação na UFG. Para ele, o dado demonstra a necessidade de estimular o interesse de alunos de graduação da UFG em cursos de pós-graduação na Universidade.

*Esse conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 04 – Educação de Qualidade

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