Ananda Leonel
Ananda Leonel
Jornalista multimídia, apresentadora, repórter, editora e colunista. Especialista em Games e Cultura Geek. Pioneira regional em eSport em Goiás. Criou o programa "Aperte o Play". Produtora de conteúdo e roterista de sketch para as redes sociais.

MPGO lança cartilha de valores para o público infantil

O Ministério Público de Goiás (MPGO) lançou a Cartilha Educação de Valores, focada em ensinar conceitos como empatia, solidariedade, respeito à diferença e ética para crianças. A cartilha faz parte da série “Brincar e Aprender” e segue a abordagem lúdica, incluindo jogos e exercícios para envolver o público infantil.

A promotora Renata Dantas de Morais e Macedo, idealizadora do projeto, atua na defesa do patrimônio público e no combate à corrupção, por isso criou essa iniciativa. O projeto começou em escolas públicas de Rio Verde e se expandiu para cerca de 150 escolas estaduais em várias cidades de Goiás.

A intenção é não apenas educar as crianças, mas também capacitá-las a influenciar suas famílias a adotar comportamentos mais éticos e solidários. O “Como proteger meu corpinho” é sobre a autoproteção contra a violência sexual infantil. Outra cartilha é o “Só é Brincadeira se Não Faz Mal a Ninguém“, com o objetivo de ir contra o bullying.

“A cartilha é o resultado de cinco anos de implementação do projeto Educação de Valores, por meio do qual já foi possível contemplar um público de mais de 10 mil alunos dos 6º anos em vários municípios do Estado de Goiás. Agora, ela amplia ainda mais o potencial de replicabilidade do projeto”, ressaltou Renata Dantas.

Projeto Educação de Valores é um dos semifinalistas do Prêmio CNMP 2023

A cartilha é resultado de cinco anos de implementação do projeto Educação de Valores, que já beneficiou mais de 10 mil alunos do 6º ano em diversas cidades do Estado de Goiás. Além disso, o projeto Educação de Valores é um dos semifinalistas do Prêmio CNMP 2023, como uma iniciativa importante no cenário nacional. Os interessados na cartilha podem solicitá-la por meio de um ofício no Ministério Público.

“Estamos felizes, pois o projeto se pauta na consolidação de valores morais e na propagação da cultura da integridade”, concluiu Renata.

Leia mais:


Mais lidas:

Leia também: