Sagres em OFF
Rubens Salomão

União sobe imposto sobre importação de resíduos, após alerta ambiental

O Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou um aumento nos impostos de importação de resíduos sólidos. A partir do dia 1º de agosto, serão cobrados 18% de tributos sobre os resíduos de papel, plástico e vidro. Até então, os de papel e vidro eram isentos, e os de plásticos tinham taxa de 11,2%. A medida saiu da Câmara de Comércio Exterior (Camex), subordinada ao ministério comandado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, após alerta ambiental.

O aumento tem o objetivo de “fortalecer a cadeia nacional de reciclagem de resíduos sólidos e minimizar impactos nocivos desses materiais ao meio ambiente”. Ao menos segundo nota da pasta de Alckmin. Entre 2019 e 2022, a importação desses resíduos registrou grande crescimento, segundo avaliação de grupo técnico do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), ligado à Secretaria-Geral da Presidência.

As compras de produtos de papel subiram 109,4%; as de vidro, 73,3%; e as de plástico, 7,2%. Segundo o Ministério, isso se deve à falta de alternativas nacionais de fornecimento em número suficiente para a indústria brasileira. O levantamento ocorre após o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) manifestar preocupação sobre o tema.

ALERTA AMBIENTAL LIXO IMPORTADO
Foto: Operação em 2022 apreendeu resíduos importados de maneira ilegal, no Rio Grande do Sul. (Crédito: Divulgação)

Alerta ambiental

A manifestação do MMA aponta que essas importações afetam o preço de revenda dos recicláveis, levando catadores a deixarem a atividade. A saída gera aumento no depósito de resíduos em aterros e lixões. Isso prejudica o “trabalho desenvolvido para a recuperação dos materiais recicláveis e reutilizáveis gerados localmente”, segundo o MDIC.

Regras

A importação de resíduos ao Brasil tem regulamentação pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além da Convenção de Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito, tratado de que o Brasil é signatário.

Pedidos

As operações passam por autorização do IBAMA e pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Há proibição da importação de resíduos perigosos, domésticos, rejeitos e pneus usados.

Imune

O aumento de imposto sobre a importação não atinge os resíduos de vidro incolor. O que garante a continuidade do fornecimento desse item para a indústria doméstica. Neste momento a estrutura local não tem fonte alternativa em volume suficiente para atender as necessidades.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.