Vaca Brava: área de descarte de lixo vira cartão-postal

O Vaca Brava é um dos parques mais populares de Goiânia e é um dos principais cartões-postais da cidade. Ele está situado em local nobre de Goiânia, no Setor Bueno. Em meio a urbanização, com prédios, avenidas, centros comerciais, o Vaca Brava traz calmaria para região, com sua bela paisagem.

O parque possui vegetação diversa, combinando plantas e árvores nativas e exóticas, como Buriti, Palmeiras Imperiais, Ipê-amarelo, Mangueira, Goiabeira, Figueira, Pata de Vaca, Flamboyant, Sete Copas, entre outras espécies. 

Além disso, possui boa estrutura, além do conhecido lago de 18 mil metros quadrados, há um gramado ao redor, em que é comum as pessoas ficarem por ali descansando, conversando, ou até mesmo fazendo um piquenique, num clima fresco das águas represadas do córrego Vaca Brava. 

O local proporciona um ambiente que aproxima as pessoas da natureza e ajuda a desconectar da agitada vida na cidade. No lago do Parque ainda há um chafariz localizado em meio ao lago, criando um espaço refrescante e confortável para os dias mais quentes. 

Quanto à estrutura, o Vaca Brava conta com pista de cooper, aparelhos de ginástica e bikeshare no parque e academias nos arredores para atender as pessoas que gostam de praticar atividade esportivas. Anos antes da utilização pública, o local, já em meio à cidade, acabava sendo usado como descarte de lixo.

Tamanho e localização

A unidade ambiental possui uma área que ocupa 79.800 m². O parque é contornado pelas Avenidas T-3, T-5, T-10, T-15 e T-66 e Rua 66, entre o Setor Bueno e Jardim América. O local foi batizado com o nome do promotor de Justiça, Sulivan Silvestre de Oliveira.

O Parque foi criado pelo Decreto nº 19, de 24.1.1951, como parte do loteamento do Setor Bela Vista (atual Setor Bueno naquela localidade) e inaugurado somente em 21 de setembro de 1996 (Dia da árvore), no final da gestão do prefeito Darci Accorsi. A área original era de 160 mil m², mas foi diminuindo por diversos fatores.

(Foto: Reprodução/Sagres TV)

O nome

O nome do Parque Vaca Brava é bastante curioso e remete ao córrego de mesmo nome que nasce no lugar. Quanto ao nome do córrego, a origem é a seguinte:

De acordo com o livro, A Verdadeira História do Vaca Brava e Outras não Menos Verídicas, o local onde hoje se localiza o parque fazia parte de uma fazenda chamada Vaca Brava. 

O nome foi dado ao local, pelo fato de vacas não domesticadas atolarem na região, que era de brejo. Na tentativa de sair do local, os animais ficavam bastante agitados, daí a explicação.

(Foto: Reprodução/Sagres TV)

Histórico

O Parque Vaca Brava está atrelado à origem de Goiânia, de forma inusitada e numa polêmica que se arrastou ao longo de quase nove décadas. 

A propriedade era do casal de fazendeiros Andrelino Rodrigues de Morais e Bárbara de Souza Morais, envolvendo as fazendas Botafogo, Crimeia e Vaca Brava, propriedades do casal.

A propriedade da fazenda passou para a filha Georgeta Revalina Duarte, que a recebeu de herança. A fazenda abrangia toda a região do Setor Bueno. A época ela havia contratado um engenheiro especializado para fazer o loteamento da área onde hoje é o parque.

Georgeta vendeu os lotes para a empresa Coimbra Bueno, que mais tarde os vendeu para outras pessoas. 

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), no projeto original do Setor Bueno contava com 12% da sua área destinada a espaços livres, praças e parques. 

A fazenda abrangia toda a área do Setor Bueno e após criado o decreto para loteamento do setor o índice do projeto original que contava com 12% de área destinada a espaços livres, praças e parques. 

Em 1970 reduziram cerca de 4% desse mesmo índice, ameaçando a extinção do parque. Em 1985, foi autorizada a construção de um condomínio particular sobre a nascente do córrego.

Em 1989, moradores fizeram um abaixo assinado pedindo ao Ministério Público a investigação da construção de edificações na região. O promotor Sulivan Silvestre iniciou trabalhos para investigar danos ambientais que as construções poderiam causar. 

O ambientalista faleceu em 1999, com apenas 36 anos de idade, na queda de um avião bimotor, em Goiânia. Outras três pessoas estavam no avião e também morreram.

Foi então que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), hoje AMMA, entrou com processo judicial, a fim de recuperar as nascentes do córrego Vaca Brava. 

Mais tarde, 7 anos depois, em 92 o Juiz, Geraldo Salvador de Moura, assinou sentença de área de proteção ambiental para o córrego. Hoje o Parque Vaca Brava é legalmente uma Área de Proteção Ambiental.

Porém, a inauguração do Parque Vaca Brava, no formato em que conhecemos, aconteceu apenas no ano de 1996, quando Darci Accorsi era prefeito de Goiânia.

No ano de 2018, a família de Georgeta obteve decisão favorável na justiça, por não ter recebido o dinheiro relativo à cessão da área. O município foi obrigado a pagar R$ 112,2 milhões aos antigos donos do terreno que deu origem ao Parque Vaca Brava.

(Foto: Reprodução/Sagres TV)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Reprodução/Sagres TV)
Leia mais

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.