O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) informou que está no radar do governo estadual para buscar junto a União a viabilização da construção do novo Anel Viário de Goiânia. A previsão era que a obra que fosse feita pela Triunfo Concebra, concessionária responsável pela BR-153, em Goiânia e no sul do estado.

Após tomar posse do cargo de vice-governador, neste domingo (1º), Daniel Vilela ressaltou parte do discurso do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em que destacou a necessidade de parcerias com a União.

Daniel Vilela citou que uma das questões mais importantes na área de Infraestrutura é a viabilização do novo Anel Viário de Goiânia, no papel há um bom tempo.

A construção do Anel Viário colaboraria para redução de congestionamentos no perímetro urbano de Goiânia e Aparecida e daria alternativa para o tráfego de veículos pesados, o que seria um ganho para a mobilidade e para o setor produtivo do estado.

Daniel disse que buscará articulação junto ao ministro da área de Transportes, Renan Filho, que é do MDB, mesmo partido dele.

“O governador foi bastante enfático ao dizer da necessidade e importância da parceria com o governo federal. Nós temos uma obra importante que é o Anel Viário que estamos aguardando muitos anos e, com certeza, com o anúncio do ministro da infraestrutura que é do meu partido já conversei com o governador, e, talvez seja essa uma das obras que buscaremos junto ao governo federal”, declarou o vice-governador em entrevista coletiva.

Projeto travado

A concessão da BR-153 será relicitada. A previsão da gestão anterior do governo federal era que a construção do trecho leste do Anel Viário, que sai de Hidrolândia e chega ao posto da Polícia Rodoviária Federal em Terezópolis de Goiás, constaria na licitação.

Já a parte oposta foi colocada em um projeto via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um trecho de cerca de 80 km que faria conexão com a BR-060.

No entanto, projeto ainda está em estudos e com previsão de licitação apenas no segundo trimestre de 2024.

Outras parcerias

Daniel Vilela relatou que o governo de Ronaldo Caiado buscará outras parcerias com o governo federal.

“Ele foi bastante enfático ao dizer que vai buscar uma relação próxima, de parceria com o governo federal, pensando no estado de Goiás. Pela experiência que tenho, pela bagagem, não tenho dúvida que o governo estará junto ao governo federal viabilizando projetos importantes para Goiás e para o Brasil”, disse.

Daniel destacou que o discurso de Ronaldo Caiado foi uma espécie de prestação de contas e uma série de intenções para o novo ciclo.

Espaços no governo

Daniel Vilela também falou na entrevista coletiva sobre espaços do MDB no governo. Segundo ele, o tema ainda não foi tratado com o governador.

“Nós não discutimos isso, temos vários quadros que fazem parte do governo e esperamos colaborar, não por uma questão partidária, mas por um comprometimento, dentro de um projeto que idealizamos neste processo eleitoral de 2022”, relatou.

O vice-governador ainda ressaltou que pontos da reforma administrativa serão aprofundados após o retorno do governador Ronaldo Caiado a Goiás.

“O governador deve voltar nos próximos dias e, com certeza, estará dando os esclarecimentos, suas ideias, em relação as pastas”, declarou.

Daniel disse que está à disposição para as diferentes tarefas que forem destacadas por Ronaldo Caiado. Quanto ao secretariado, Daniel comentou que as escolhas são pela capacidade e competência, não apenas por questões políticas. O vice-governador disse que Caiado saberá fazer as trocas necessárias, caso tenha necessidade.

Leia também

Caiado pede parcerias com governo federal e retoma críticas a governos tucanos