A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realizou nos dias 24 e 25 de maio o Semanão Contra o Aedes, como estratégia para combater e prevenir focos do mosquito transmissor da dengue no município. Equipes da Vigilância Ambiental ficaram responsáveis pela limpeza e recolhimento de pneus descartados de forma incorreta em bairros da cidade.

Em entrevista à Sagres, o coordenador Interino de Vigilância Ambiental de Aparecida, Flávio Ned, fez um balanço da ação. “Trabalhamos em 24 bairros e intensificamos no Garavelo e Garavelo Park, onde tem mais de 11 mil imóveis e foram encontrados 39 focos do Aedes. Entramos de casa em casa, orientamos toda população, a equipe de educação em saúde foi no comércio fazer divulgação e colocar panfletos e fizemos recolhimento de pneus na cidade”, disse.

Segundo o coordenador, não houve resistência dos moradores durante a ação e a maior dificuldade das equipes foi não encontrar ninguém na residência. “Quando o agente faz essa vistoria no imóvel sem a presença do morador ele consegue eliminar o foco, mas o principal é o morador. Eles tem que tirar pelo menos 10 minutos uma vez por semana e fazer toda a vistoria no seu imóvel, tudo que acumula água tem que retirar”, pontuou.

Ned afirmou que mesmo no período de seca é preciso atenção com os focos, que segundo ele, são encontrados em tambores com água acumulada e até mesmo em fossas. O coordenador interino da vigilância analisou que a melhor forma de eliminar o mosquito é a população ter consciência e fazer a parte dela.

“A  gente sabe que não é fácil, mas é através dos meios de comunicação, visita domiciliar, estar junto com a população pras pessoas terem essa consciência. É preciso ter um trabalho nas escolas com as crianças, para que a população jovem já cresça com essa educação de não deixar nada que acumule água e ajudar no combate”, apontou.

Flávio Ned disse que apesar da secretaria ter adotado a estratégia do semanão, o trabalho é contínuo. Uma equipe com 150 agentes faz visitas de segunda a sábado nas residências e o trabalho não para, sendo realizado em épocas de chuva ou seca.

Caso os moradores de Aparecida de Goiânia encontrem focos do mosquito em casa ou locais abandonados, podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo número 3545-4819.

Confira a entrevista a partir de 54′

Leia mais: