Após dois mandos de campo no Anníbal Toledo em Aparecida de Goiânia, o Vila Nova volta ao OBA, no clássico diante do Goiás. O clássico acontece nesta sexta-feira(25), às 21h30. Segundo o vice-presidente Leandro Bittar, o Vila Nova contratou uma empresa especializada, para a manutenção. O dirigente explicou em entrevista à Sagres 730, os procedimentos de recuperação do gramado.

“Contratamos uma empresa especializada, a Campanelli, que já está habituada a fazer manutenção de vários gramados no país. Eles vieram pra Goiânia pra fazer esse trabalho no OBA, iniciando primeiramente pelo corte vertical. Que permite além de renovar nosso gramado, propicia também uma limpeza. Aquela grama em decomposição solta, pois aquilo propicia também a formação de pragas e outras gramas”.

Leia também – Vila perde a terceira seguida na Série B e pode dormir no Z4; veja o gol do jogo

Ainda na mesma resposta, Bittar destacou os demais procedimentos, feitos no gramado. Lembrando que o último jogo do Vila Nova no OBA, foi na primeira rodada da Série B, no empate com o Botafogo. Desde então, o estádio vem passando por esse processo de recuperação.

“Então, fizemos o corte vertical, depois a descompactação do gramado, que permite uma oxigenação melhor do gramado. Posteriormente, fizemos o ‘top dressing’, que é a aeração, que auxilia na troca de gases e permite o nivelamento do gramado. Então, foi feita essa cobertura e posteriormente, os fertilizantes específicos, com coquetéis já programados, pra que a gente pudesse ter o gramado renovado”, explicou Bittar.

Condição do gramado

Alvo de críticas principalmente no Campeonato Goiano e na Copa do Brasil, o gramado do Onésio Brasileiro Alvarenga apresentará uma melhora visível. Isso, de acordo com Leandro Bittar, que apesar de entender que não estará cem por cento, a condição do gramado estará próxima disso. Lembrando que o Vila Nova volta ao OBA, nesta sexta(25), diante do Goiás.

“O gramado hoje tem uma condição muito melhor, de acordo com o cronograma da empresa, a gente já poderia ter ele em condições de uso nesse fim de semana. Não estará na plenitude do que ele pode chegar, mas a condição é muito boa, muito melhor. Nivelamento e a própria grama já renovada. Então, a gente espera que pros próximos dias, ele chegue em sua plenitude”, revelou Leandro Bittar.

Leia também – Situação do Vila Nova às vésperas de clássico com Goiás é preocupante, avalia Wagner Lopes

Manutenção

Vila Nova volta ao OBA
Foto: Matheus Alves / Comunicação Vila Nova F.C.

A partir de agora, o gramado do Onésio Brasileiro Alvarenga passará apenas por manutenções normais, do dia a dia. Segundo Leandro Bittar, além dessa manutenção, o clube ainda utilizará adubos e fertilizantes, seguindo orientações da empresa especializada que recuperou o gramado do estádio.

“O gramado está pronto, agora são as manutenções normais, de acordo com o cronograma que foi estabelecido pela empresa de fertilizantes e adubos. Pra que a gente possa preservar o gramado, sempre da melhor maneira possível. Então é isso, em relação as intervenções, já foram feitas. Agora, a gente segue com a parte de manutenção que estamos habituados a fazer. Então, é só cumprir o cronograma de fertilizantes e adubos que a gente pretende colocar no gramado”, concluiu Leandro Bittar.

Apesar de Leandro Bittar não confirmar, a informação é que o investimento para recuperação do gramado foi em torno de R$ 50 mil. O departamento de patrimônio também cuidou das pinturas de alambrados e cadeiras.