Em meio ao enfrentamento da Covid-19, existem pessoas que se dedicam a ser um “ombro amigo” para tornar os dias de quem está no hospital mais leves e carinho, animação e esperança por meio da música. Nesta terça-feira (4/5) todo esse afago chegou aos pacientes e colaboradores do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP). O Violinista Wneveri Johnson surpreendeu quem estava na unidade com uma linda serenata.

O músico percorreu os corredores do HMAP e embalou canções que tocaram a alma de quem está no hospital. Ao som de “Anunciação”, de Alceu Valença ,“Hallelujah”, de Leonard Cohen , e outras músicas, o músico passou mensagem de força para aqueles que encaram uma doença que já tirou a vida de mais de 400 mil pessoas em todo Brasil. “Nós estamos vivendo em mundo onde, para muitos, a esperança está perdida. A arte através da música proporciona um alento para a alma, uma esperança. É um raio de luz que ajuda as pessoas vencerem a doença. Sair de casa e oferecer esse afago por meio do violino é uma missão, um sacerdócio”, afirmou o violinista.

Para a psicóloga do HMAP, Alana Alcântara, a música leva aconchego e calma para o paciente. “Quem ouve as melodias consegue se distanciar, ao menos por alguns instantes, da ansiedade e solidão que predominam durante o tratamento. A música abre espaço para a esperança em meio aos desafios provocados pela internação, auxiliando na melhora do paciente e na diminuição do tempo de permanência na unidade. Levamos um colorido para o ambiente hospitalar, que muitas vezes é visto em preto e branco”, explicou.

Ações humanizadas também proporcionam cuidado e carinho aos profissionais, segundo Alana. “A equipe se sente valorizada e tem prazer em exercer o seu trabalho”, explicou. Muitas vezes passamos por plantões pesados, e receber esse carinho nos dá força para seguir e nos mostra que o amor não acabou. Nos sentimos acolhidos e renovados para nossa missão de salvar vidas”, disse a enfermeira Fabiane Batista.