O zelo pelas pessoas, a preservação da terra e a distribuição equitativa, são os três pilares éticos que constituem o alicerce da permacultura. Entretanto, vale ressaltar que o propósito subjacente é adotar uma abordagem mais holística na proteção do nosso planeta e no bem-estar das pessoas.
Sendo assim, a permacultura ensina que cada pessoa pode desempenhar um papel significativo em sua comunidade local, e que, quando todos esses locais se unem, formam um organismo vivo interconectado.
“Por meio dos princípios, processos e padrões regenerativos da Permacultura, integrando o conceito ‘partilhar’ no processo, é possível transformar nosso território em espaços mais produtivos e resilientes”, diz o conceito.
A permacultura adota uma abordagem mais abrangente ao cuidar do planeta e das pessoas, considerando os sistemas como um todo. Busca-se alcançar um equilíbrio nos componentes dos sistemas, incentivando a utilização eficiente de recursos locais e fomentando a produção de alimentos de forma agroecológica e diversificada, com o propósito de promover maior autonomia e abundância.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem Estar; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
Leia mais: