O Sistema Sagres de Comunicação passa a exibir toda segunda-feira, às 20h, o primeiro podcast esportivo produzido e apresentado por mulheres no estado de Goiás: o 9&Gol. Democrático, o programa tem o objetivo de contar histórias de importantes personagens do nosso esporte, além de dar voz à pessoas e pautas que não têm tanto espaço em mídias tradicionais.

Na quarta edição do podcast, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa” Marcela Couto, atleta de Hóquei sobre patins. A pernambucana já representou o país em competições internacionais e comentou sobre as dificuldades da mulher nesse esporte, que não tem muita visibilidade no Brasil. Torcedora do Náutico e filha do narrador Adilson Couto, Marcela também falou sobre a relação com seu pai e a campanha do Timbu no Campeonato Brasileiro da Série B.

Além disso, o 9&Gol traz o destaque da semana. No mês em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, vários clubes pelo Brasil prestaram apoio ao movimento social. Fluminense, Flamengo e Vasco entraram em campo com uniformes em alusão a um arco-íris. Em São Januário, a bandeirinha de escanteio deu espaço à bandeira LGBT. Mas o destaque ficou para a comemoração do Germán Cano ao marcar o gol. O atacante do Vasco levantou a bandeira de escanteio em homenagem ao movimento.

Por fim, o programa traz no “Mulheres na História” a atleta de patinação artística, Janaína Espindola considerada a precursora da modalidade no Brasil. Ela foi a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha na modalidade em um Pan-Americano – Winnipeg, 1999. Possui 13 títulos de campeã brasileira e é bicampeã sul-americana. No Mundial da Argentina ficou entre as 10 melhores patinadoras da competição.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Nathália Freitas.